A importância de um time de engajamento para a Educação Corporativa

O nível de envolvimento da força de trabalho é um ponto muito sensível para os resultados de uma empresa. O engajamento impacta positivamente a produtividade, a qualidade, a retenção de clientes, a criatividade e a inovação, por exemplo.

Mas é importante destacar que o engajamento de seus colaboradores não é resultado apenas de bons salários ou planos de carreira, como muitas empresas ainda acreditam – na verdade engajamento é sobre como seus funcionários se sentem bem no local de trabalho, sobre como se “apaixonam” pelas suas atividades profissionais e interagem de maneira agradável com seus colegas.

O mesmo podemos dizer quando se trata de treinar e desenvolver suas equipes. Um profissional se sentirá engajado em um processo de treinamento e desenvolvimento se:

  • Contar com um ambiente de treinamento no qual se sinta bem: uma plataforma fácil de usar, estável e com suporte para tirar dúvidas sobre acesso;
  • Se “entusiasmar” pelo processo de aprendizado: a expectativa aumenta o interesse e isso só é alcançado com uma campanha de divulgação cuidadosamente preparada e aplicada;
  • Interagir de modo saudável com seus colegas: o treinamento é melhor aproveitado quando o aluno se percebe como parte de algo maior, atuando em conjunto com outras pessoas com as quais ele pode compartilhar e expandir suas experiências.

Por isso, para além do conteúdo do treinamento em si, é preciso investir na criação de uma atmosfera adequada ao aprendizado. É assim que conseguimos que os colaboradores desenvolvam novas competências e aumentem o valor de sua contribuição para a empresa.

O papel fundamental de um time de engajamento

Projetos de educação corporativa sempre são formatados para atender a objetivos específicos e estratégicos. Além de identificar claramente quem é o público alvo e mapear as necessidades e gaps de aprendizado é preciso estruturar o caminho de aprendizagem, definir as estratégias instrucionais e escolher um LMS robusto para entregar seu treinamento.

Para construir um projeto que conquiste a atenção de seus alunos e os envolva no processo de aprendizado e na aplicação prática de novos conhecimentos é fundamental contar com uma equipe preparada para motivar e conduzir seus profissionais ao longo deste caminho, assegurando não apenas a adoção de melhores práticas, mas principalmente que resultados duradouros sejam conquistados!

Separamos a seguir os 03 benefícios principais que um time de engajamento dedicado à educação corporativa pode agregar a seu projeto:

Maior interesse

É preciso fugir da ideia de que um memorando colado no quadro de avisos informando a data de início do treinamento seja algo suficiente para gerar interesse em seus alunos. Uma campanha de divulgação deve ser pensada para os momentos pré-treinamento, de modo a criar a expectativa pelo lançamento, fazendo com que, quando o conteúdo estiver disponível, o público-alvo já esteja apaixonado pelo que será mostrado.

É como uma gestação: muito antes do nascimento do bebê, a mãe já está apaixonada. E, ao longo do período de entrega do treinamento, reforços pontuais na divulgação das próximas etapas também devem ser aplicados.

Maior familiaridade

Um suporte adequado e rápido é importante para superar as dificuldades de se ter, hoje em dia, equipes muito heterogêneas com relação à familiaridade com os recursos de aprendizagem online.

Se a equipe sente familiaridade e interage de maneira intuitiva com a plataforma, reduzimos o risco de evasão do curso e aumentamos a quantidade de colaboradores que seguem a trilha do começo ao fim.

Maior interação

Aprender online não é sinônimo de aprender sozinho. Compartilhar o que aprendemos é importante para que possamos colocar em prática nossos conhecimentos.

Costumamos dizer que um treinamento online é tão eficaz quanto são seus retornos off-line. Pessoas que se conhecem por causa do treinamento e que conversam sobre ele no dia a dia tendem a permanecer no grupo e a acompanhá-lo na direção da conclusão e da aplicação desses conhecimentos no seu trabalho.

Um time de engajamento dedicado à educação corporativa ajudará sua empresa a construir uma comunidade aberta ao diálogo e à troca de ideias, ajudará a motivar a participação ativa de seus alunos e promoverá o compartilhamento do aprendizado promovido por seu treinamento por toda a estrutura corporativa. Esta troca de experiências enriquece e fortalece o aprendizado, aumenta os níveis de retenção e estabelece um engajamento que cria vínculos profundos entre seus profissionais, encoraja uma cultura corporativa baseada no valor do conhecimento e motiva seus funcionários a aprender cada vez mais.

O engajamento é parte fundamental dos treinamentos corporativos e deve ser considerado um ponto estratégico de seu e-learning!

Um colaborador engajado e motivado a participar da construção do conhecimento é um profissional envolvido e conectado com sua operação: ele sente que seu trabalho é significativo e faz a diferença, sente-se valorizado e respeitado e também valoriza a empresa e se reconhece como parte importante da estrutura corporativa!

Equipe Kaptiva