O Moodle 3.5 chegou! Conheça novidades e benefícios

Caso você ainda não saiba o que é o Moodle, vamos lá. Sigla para Modular Object Oriented Distance Learning, ele é um software de código aberto, de apoio à aprendizagem, seja nas escolas, universidades ou empresas.

Como é um sistema livre, seu desenvolvimento é realizado de forma colaborativa, ou seja, profissionais de diversas áreas, como programação, design e educação, aplicam seus conhecimentos e habilidades em prol de um entrega cada vez mais aderente ao mundo da educação.

Funciona como uma sala de aula virtual, na qual professores e instrutores podem criar grupos de estudo, ofertar materiais didáticos e de consulta, aplicar testes e avaliações, criar fóruns e muito mais.

O Moodle é um software instalável, funcionando em sistemas PHP Linux ou Windows Server, que gera um ambiente virtual. Esse ambiente pode ser acessado por qualquer computador com acesso à internet. Vale ressaltar que um certificado SSL de segurança é recomendado para o site, mas não é uma obrigação.

A primeira versão do Moodle foi lançada em 2002, por Martin Dougiamas, um programador e desenvolvedor para a web australiano. Naquela época, ele era o responsável pela gestão dos sistemas de aprendizado da Curtin University of Technology, na Austrália.

Bom, agora que você conhece a história e o propósito de um dos sistemas de e-learning mais utilizados no mundo todo – acessado por mais de 4 milhões de professores e alunos em 155 países, com versões em 34 idiomas – chegou a hora de conhecer as novidades de sua cara mais atual, a 3.5, lançada em maio deste ano. Continue a leitura deste post!

O que vem por aí no Moodle 3.5

Desde sua primeira versão, os profissionais envolvidos na construção do sistema se desafiam a entregar máxima inovação. Aqui, vamos listar os principais benefícios e novidades do Moodle 3.5 para o uso específico da educação corporativa, foco do nosso blog, ok?

Imagens e ícones para o painel de cursos

A nova versão está mais ilustrativa (e atrativa). Agora é possível apresentar a listagem de cursos com imagens e ícones nos dashboards, trazendo mais clareza à proposta e comunicação dos cursos aos seus colaboradores.

Gravação de áudio e vídeo

Botões no editor Atto – o editor padrão do sistema – permitem gravar diretamente no Moodle. Basta ter uma webcam e microfone, que pode ser o do próprio computador ou aquele embutido em fones de ouvido. Ah, e você também pode fazer a gravações do seu smartphone ou tablet.

Tanto aluno como professor/instrutor pode gravar vídeos e áudios de até 2 minutos de duração, sem possibilidade de edição. Esse recurso serve como um complemento às aulas. Por exemplo, criar um enunciado ou uma observação adicional durante o curso, ou ainda, o funcionário gravar uma participação por esses tipos de mídia em um fórum.

Gerenciamento mais eficiente de usuários

Agora, você pode editar ou excluir alunos em massa na tela “Participantes e Inscrições”. É mais agilidade e flexibilidade para a gestão dos seus cursos e trilhas de conhecimento.

Filtrar perguntas por tags

Na versão 3.5 é possível filtrar o banco de questões por meio de tags, o que facilita o gerenciamento dos cursos. As tags podem ser adicionadas e filtradas diretamente no banco de perguntas e ao adicionar perguntas aleatórias.

Mais riqueza nos quizzes

Quem não gosta de um quiz? Agora, ao construir um, você pode incluir imagens tanto nas questões como nos resultados, conferindo mais riqueza às informações. Especifique os tipos de arquivo aceitos para o tipo de pergunta “Quiz Essay” e carregue os arquivos ao classificá-los.

Suporte estendido

O Moodle 3.5 será um Long Term Supported (versão LTS) do Moodle, o que significa que ele tem o suporte de segurança por 36 meses a partir da data de seu lançamento, juntamente com um suporte geral de correção de bugs de 12 meses.

Com todos esses novos recursos e melhorias, o Moodle 3.5 certamente oferecerá uma nova experiência tanto para educadores como para alunos.

Sentiu falta de algo nessa nova versão? Quais novidades ou implementações você gostaria de ver? Compartilhe conosco as suas ideias, por meio do campo de comentário abaixo. Até mais!