Além do ROI: 5 formas para avaliação de treinamento

Entender as melhores formas de metrificar resultados é premissa para qualquer área, de qualquer empresa. Hoje, com tanta informação e tecnologia em mãos, podemos realizar análises direcionadas ao quanto cada profissional e time colaboram para o atingimento das metas.

Porém, quando o assunto é avaliação de treinamento, muitas pessoas possuem dificuldade em mensurar resultados. É que muita gente que atua com desenvolvimento de pessoas diz ser complicado realizar análises quantitativas, uma vez que treinamentos podem ser, muitas vezes, subjetivos.

Mas não deveriam, e aí está o desafio. Depois de planejar todo o conteúdo e aplicá-lo, como avaliar se efetivamente ajudou na produtividade dos colaboradores e impactou o dia a dia da empresa? Vai muito além da nota em exames, agilidade no aprendizado ou nível de engajamento.

Neste artigo, você vai conferir cinco dicas para coletar, analisar e interpretar dados, durante e após os funcionários estarem imersos em um programa de treinamento corporativo.

 

Vantagens de metrificar um treinamento corporativo

Você já deve ter percebido que metrificar uma avaliação de treinamento não é tarefa tão fácil, principalmente por também lidar com questões comportamentais e pouco palpáveis. Mas acredite: vale a pena dedicar esforços para ter em mãos análises que justifiquem mais investimentos em T&D, garantindo sustentabilidade para a empresa. Abaixo, confira demais vantagens?

  • garantir que o direcionamento inicial de um curso está correto;
  • alterar os rumos de um curso no meio do caminho, evitando desperdício de tempo, energia e dinheiro;
  • acompanhar de perto a evolução de cada colaborador e equipe;
  • adaptar o formato de um curso ao longo das aplicações turmas, formando trilhas de aprendizado mais consistentes;
  • entender gaps e estimular colaboradores a se engajarem mais nos conteúdos, no dia a dia.

 

5 formas de realizar uma avaliação de treinamento

A seguir, você confere as principais formas de avaliar os resultados de treinamentos de pessoas e obter métricas palpáveis para direcionar tanto ações como investimentos. Confira!


Avaliação de reação

Qual é a percepção de um aluno em relação aos pontos fortes e fracos de um treinamento? A função da avaliação de reação, utilizada em 93% das empresas segundo a Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), é exatamente essa.

A ágil adequação de conteúdos é fundamental para o sucesso das aulas. Nesse sentido, alinhar as necessidades de profissionais e da empresa é o melhor caminho. Portanto, considere embutir todas as análises já mencionadas nesse artigo na sua avaliação de reação.


Performance

Por meio de testes, simulações e até mesmo da avaliação do dia a dia, a área de T&D consegue acompanhar o desenvolvimento e a produtividade dos funcionários, após a aplicação de um curso. Uma boa opção nesse caso é comparar a evolução entre profissionais ou, ainda, se esses são capazes de aplicar o treinamento para alunos ainda não participantes.


Pesquisas de clima

Pesquisas de clima organizacional são bastante úteis tanto antes como depois da aplicação de um treinamento. Elas servem na hora de identificar as falhas e necessidades apontadas pelos funcionários para o desenvolvimento de novos cursos, assim como uma nova pesquisa pós-treinamento vai apontar se houve melhorias nos processos da empresa.

Na pesquisa, procure perguntar especificamente sobre a percepção dos profissionais sobre as aulas.


Avaliação de rotatividade

Compreender como está o turnover da sua empresa é um ótimo indicativo de como os seus treinamentos têm sido, ou não, efetivos. Quanto do orçamento de recursos humanos está atrelado à contratação ou, principalmente, reposição de funcionários?

Ao compreender esse fato, a sua empresa terá um bom termômetro de como os funcionários antigos necessitam de valorização e desenvolvimento – papel fundamental de T&D.


Engajamento dos participantes

Metrificar o envolvimento dos colaboradores em trilhas de aprendizado talvez seja uma das principais formas de avaliação de treinamento. Você pode compreender isso tanto por frequência das aulas como por tempo de conclusão de um curso.

O interessante, também, é descobrir se um treinamento está atrapalhando a performance de um funcionário. Sim, é possível que isso ocorra, no sentido de tomar tempo e energia. Daí a importância de medir o engajamento dos colaboradores em paralelo às entregas e produtividade da rotina de trabalho.