A diversidade nas empresas e o seu impacto na inovação

Empresas formadas por pessoas que pensam da mesma forma e têm a mesma origem não sobreviverão. Essa frase foi dita por Cleber Morais, presidente da Schneider Electric no Brasil à revista Isto É Dinheiro no começo de 2018.

Ele está certo. Hoje, a diversidade nas empresas deve ser uma das principais pautas, se pensarmos em melhora na eficiência, produtividade e resultados.

A pluralidade é fundamental para gerar inovação e criatividade. Faz-se necessário pensar em como criar um novo modelo nas organizações de agregar diversas culturas, crenças e origens, para um ambiente favorável a novas ideias.

Tecnologia é importante, sim, mas quando falamos em inovar, o lado humano é o preponderante.

É possível dizer que poucas empresas sobreviverão à chamada transformação digital, já em curso, se não cultivar times diversos. Ou seja, para ter sucesso na era digital é essencial não só as mudanças tecnológicas, mas, também, as culturais.

Isso significa valorizar pensamentos distintos em prol de um bem comum: a sustentabilidade da companhia. Igualdade de gênero e perfis de funcionários que representem a variedade encontrada na sociedade é um caminho, mas não o único.

Neste artigo, você vai compreender como estimular a diversidade e inclusão nas empresas e como a gestão da inovação pode ser influenciada nesse sentido. Confira!


Incentivo à diversidade nas empresas

No começo deste ano, as universidades estaduais da Carolina do Norte e de Portland, nos Estados Unidos, divulgaram dados de mais de três mil grandes empresas, a partir de um banco de dados do instituto de pesquisa MSCI ESG, que avalia políticas de atração e retenção de talentos voltadas a mulheres, minorias raciais e pessoas LGBTQI+.

As análises foram feitas entre os anos de 2001 e 2014, com resultados impactantes. Foi mostrado que as organizações com políticas e práticas estruturadas de diversidade e inclusão possuem o que foi chamado de “eficácia inovadora” –percebido como um aumento de valor da empresa perante o mercado.

Esse levantamento já é uma boa justificativa para você buscar empresas com essa filosofia ou até mesmo, caso seja um líder ou empreendedor, começar a pensar nos processos de atração de talentos com esse viés.

Afinal, para estimular a pluralidade, os processos seletivos de uma empresa precisam dar oportunidades iguais para todos os candidatos. 


O que o mercado brasileiro está praticando

Muitas companhias nacionais e multinacionais com operação no Brasil estão com boas práticas para diversidade direcionada à inovação. Um ótimo exemplo é o da Microsoft, que tem como CEO Paula Beluzzi.

Questionada pela Folha de São Paulo em agosto passado sobre a diferença entre homens e mulheres no mercado de trabalho, a gestora comentou: “Sei que o preconceito existe, e os números revelam isso. Meu trabalho é contribuir para eliminar barreiras”.

Outra empresa que contribui para diversidade nas empresas é a fintech Nubank. A cofundadora Cristina Junqueira, também à Folha, disse que a diversidade é um elemento-chave para qualquer tipo de inovação.

“É essencial a participação das pessoas com vivências diferentes para garantir que tenhamos ideias com potencial para revolucionar maneiras antigas de pensar”, completou Junqueira.

Quando o assunto é liderança, a SAP Brasil tem metas ambiciosas (mas totalmente factíveis). A empresa estabeleceu que, até 2022, 30% dos cargos de gestão deverão ser ocupados por mulheres. Até o fim de 2017, conseguiu que 25% da gerência fosse de mulheres.


3 dicas para estimular a diversidade e levar à inovação

Quer incentivar a pluralidade de ideias na empresa, mas não sabe como? A seguir, confira dicas de como iniciar a promoção da diversidade:

  1. “Saia do armário”

A ideia aqui é refletir sobre o assunto e, se for o caso, admitir a falta de diversidade dentro de onde você trabalha ou gere o negócio. Aja.

  1. Conheça o seu time

Faça um levantamento de quem são as pessoas presentes na empresa, suas origens, crenças e influências. Esse diagnóstico pode ser importante para direcionar ações ou, ainda, investir mais na própria diversidade.

  1. Invista na diversidade

Pensou em dinheiro? Então você acertou. As boas práticas nesse campo também precisam vir acompanhados de investimento financeiro, seja com pesquisas internas e preparo do pessoal de recursos humanos para o tema, por exemplo.

O que a sua empresa tem feito para estimular a diversidade que leva à inovação? Deixe o seu comentário logo abaixo e conte pata nós!