As 2 grandes tendências em e-learning para os próximos anos

Diante das novas configurações proporcionadas principalmente pelos avanços tecnológicos provenientes da Revolução 4.0, o e-learning se consolidou com uma alternativa eficiente dentro do universo educacional.

De maneira resumida, o e-learning pode ser entendido como sinônimo de educação online, sendo um tipo de ensino e aprendizagem que se dá à distância por meio da utilização de suportes, a exemplo de computadores, conectados à internet.

Assim, o e-learning conseguiu ampliar as possibilidades de formação e educação, como as da educação corporativa, por exemplo. Nesse contexto, a educação online ocorre por meio de plataformas técnicas nas quais são acessados e geridos os conteúdos formativos.

As Learning Management System (LMS) são as plataformas utilizadas em processos de e-learning que funcionam por meio de um browser que permite o acesso a partir de diferentes suportes.

Benefícios do e-learning

Os benefícios e vantagens do ambiente online já são bastante conhecidos e quando se fala em e-learning esses benefícios também podem ser visualizados. Separemos 3 deles:

Ecologicamente e financeiramente sustentável – Elaborar e produzir treinamentos para formação e educação corporativas, por exemplo, acaba demandando diversos custos. Por isso, o e-learning é uma opção que colabora tanto para a diminuição de recursos físicos que prejudicarão o meio ambiente quanto pode ser economicamente mais viável se comparado a formações presenciais.
Alinhado com as novas gerações – É fato que as novas gerações estão organicamente ligadas às novas tecnologias. Por isso, essas gerações têm modificado seus paradigmas e metas no sentido de buscar lugares que proporcionem experiências e aprendizagens enriquecedoras. Assim, para essas gerações, o e-learning ser torna uma das ferramentas mais adequadas para que as empresas consigam conquistas esses profissionais.
Melhores possibilidades de gestão e mensuração – Com o e-learning é possível ter acesso a mais dados de mensuração de resultados que melhorarão os processos de gestão.

2 tendências para os próximos anos

Diversos estudiosos e institutos de pesquisa da área já se dedicaram a entender o comportamento do e-learning, dos treinamentos online e das novas tecnologias, e como esses elementos se integram. Além disso, muitos desses estudos também apresentaram algumas tendências para os próximos anos.
Se você ou a sua empresa precisam ficar antenados acerca das tendências nessa área, esses 2 exemplos podem te ajudar. Confira:

AR/VR/MR

Realidade Virtual e Realidade Aumentada não são novidades. Mas, apesar de seus conceitos já estarem presentes em áreas como comunicação e tecnologia da informação a algum tempo, essas ferramentas vêm se destacando nos últimos anos como uma possibilidade para a elaboração de conteúdos para a aprendizagem.
Nesse contexto, podemos citar uma nova modalidade, a chamada Mixed Reality ou MR que combina AR e VR trazendo grandes resultados.

Artificial Intelligence e Learner Assistance

Assim como a AR e AV, os conceitos de AI e LA também não são novos. Mas atualmente é possível visualizar que a utilização dessas ferramentas no contexto do e-learning tem grande potencial.

Isso porque os bots podem orientar os participantes durante o curso e a IA será capaz de prever o comportamento do aluno e contribuir para o processo de personalização do aprendizado, entre outros benefícios. E, nesse cenário, as possibilidades são crescentes e inúmeras, como ajudar pessoas com necessidades especiais ou dar suporte em consultas técnicas, por exemplo.

Essas são apenas duas tendências, mas podemos citar ainda o Blended Learning (Ensino Híbrido), o vídeo-Learning, a aprendizagem adaptativa e personalizada, entre diversas outras que já existem ou que ainda irão surgir, visto que esta é uma área em constante adaptação e transformação. Se a sua empresa ainda não está preparada para essas tecnologias, ainda assim você pode trabalhar conceitos que estão ainda estão em alta em projetos de educação corporativa, como:

Microlearning

Por meio do microlearning o conhecimento é organizado por meio de pequenos blocos que tornam o processo mais simplificado e podendo ser implementado com maior eficácia e agilidade. E outra importante vantagem do microlearning é o fato de poder ser implantado em qualquer dispositivo.

Gamificação

Utilizado em diversas áreas, a gamificação é um dos conceitos favoritos do mercado quando o assunto é treinamento online. Pela gamificação, a aprendizagem é construída baseada em jogos que ajudam a envolver os participantes de maneira mais fácil e eficiente.

Mobile Learning

Se o uso do smartphone tem se popularizado dia a dia e ele vem se tornando um item básico e o principal meio de acesso à internet e à informação, por que não utilizá-lo nos processos de formação? O aprendizado móvel conta com cada vez mais recursos que agregam valor ao processo de aprendizagem e potencializam as experiencias.

Se quer saber quais tecnologias e ferramentas a sua empresa pode usar em um projeto de educação corporativa, entre em contato com um de nossos especialistas e descubra tudo o que a Kaptiva pode fazer por você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *