Realidade Aumentada: construindo múltiplas possibilidades para seu negócio

De todas as várias tecnologias que estão sendo aplicadas hoje na educação corporativa, a Realidade Aumentada (RA) é uma das mais estimulantes: a capacidade de misturar diretamente a experiência sensorial do mundo real com todo o poder e potencial das tecnologias digitais oferece oportunidades inovadoras para o aprendizado.

A aplicação e o desenvolvimento de atividades baseadas em realidade aumentada tornaram-se algo comum à diversas áreas. Isto ocorre porque a tecnologia de RA pode ser aplicada em marketing, jogos, entretenimento, moda, saúde, arte, treinamentos de forças armadas, educação e quase qualquer outro domínio. Todos sabemos como as soluções digitais são importantes, especialmente para a educação: recursos, experiências e conhecimento estão à nossa disposição para aprendermos e trabalharmos melhor. Imagine então se fosse possível vivenciar este universo combinando as experiências da vida real com elementos, imagens, gráficos, sons e feedback tátil de elementos digitais?

Pois é exatamente isto que a RA oferece: recursos de múltiplas possibilidades e oportunidades para aumentar a eficácia do seu negócio, contribuir para a assertividade do processo de aprendizado, agregar melhores experiências ao dia a dia de seus alunos e reduzir drasticamente os custos em comparação com outras metodologias mais tradicionais de ensino.

Treinamento

Um conteúdo que preze pela interatividade e pelo enriquecimento da experiência de aprendizado é muito mais valorizado, compartilhado e vivenciado pelos seus alunos corporativos. A digitalização da sala de aula permite a aplicação da RA em diversos contextos: os aplicativos podem ser desenvolvidos e estruturados para abordar de competências de vendas e relacionamentos a treinamentos técnicos voltados a equipes que precisam lidar com sistemas ou máquinas complexas e específicas das suas funções. Um dos principais benefícios da RA como uma ferramenta de aprendizado é que ela cria uma experiência educacional imersiva e altamente envolvente que, combinando diferentes informações sensoriais, auxilia na retenção de conceitos intricados e no engajamento de seus alunos ao treinamento corporativo. A interatividade é um ponto relevante e impacta profundamente os resultados de qualquer projeto de formação de suas equipes.

Novas tecnologias

Nos últimos anos vivenciamos um “boom” de novas aplicações tecnológicas, que conduziram a uma série de mudanças de comportamento tanto no ambiente digital quanto na vida real. Mas, mesmo assim, ainda existe uma certa defasagem entre o surgimento de uma  tecnologia promissora e sua adoção ilimitada, especialmente nas empresas, onde muitas vezes a complexidade dos negócios reduz a velocidade da incorporação de mudanças. A boa notícia é que a RA elimina estes entraves de forma simples, rápida e objetiva: a experimentação digital diminui os custos de aquisição, os treinamentos com recursos de realidade aumentada reduzem o tempo de conscientização e aceleram o desenvolvimento de suas equipes, enquanto a garantem uma integração mais rápida e fácil entre sistemas.

Colaboração entre equipes

A aplicação da realidade aumentada pode remover barreiras geográficas enfrentadas por equipes que atuam em cidades, estados ou até mesmo países diferentes. Este aspecto da RA facilita a integração das equipes e reforça os objetivos estratégicos para que todos atuem de acordo com o esperado pela organização. Reuniões, conferências, convenções e até mesmo a realização de tarefas diárias, por exemplo, podem ser desempenhadas de uma forma mais próxima e significativa por suas equipes, facilitando a colaboração e reforçando o relacionamento interpessoal até mesmo entre colaboradores que nunca se encontraram pessoalmente.

Visualização cinestésica

Podemos dizer que a visualização é uma parte muito importante do aprendizado. Por exemplo: estatísticas e análises são difíceis de compreender sem gráficos, fluxogramas e tabelas, que são importantes exatamente porque nos ajudam a considerar os dados de forma mais prática e realista. Mas o aprendizado cinestésico também é importante, especialmente para adultos: um engenheiro certamente terá maior facilidade de compreender um projeto se puder visualizar e testar, por meio da da RA, como uma ponte se comportará no mundo real, assim como um médico pode se aproveitar desta tecnologia para se preparar para uma cirurgia complexa. A realidade aumentada pode ser uma ótima ferramenta quando se trata de apresentar estes projetos, compartilhá-los com as pessoas e adicionar dimensão a estratégias, que podem ser vivenciadas digitalmente antes de se transformar em resultados para seu negócio.

A realidade aumentada oferece possibilidades ilimitadas de aplicação, sendo uma parte importante dos treinamentos corporativos por ser uma ferramenta estratégica para o aprendizado, uma parte relevante para o engajamento de seus alunos e um componente essencial para o sucesso de seu treinamento. A Realidade Aumentada não apenas muda o ambiente em torno dos alunos corporativos para acelerar a aprendizagem, mas também permite que eles construam suas próprias experiências, estimulando o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais para o aprimoramento de suas equipes e os resultados de seu negócio.

 

Se quer saber quais tecnologias e ferramentas a sua empresa pode usar em um projeto de educação corporativa, entre em contato com um de nossos especialistas e descubra tudo o que a Kaptiva pode fazer por você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *