Do Vale do Silício para a sua Universidade Corporativa

Se você é empreendedor ou tem alguma proximidade com o universo do empreendedorismo certamente já ouviu falar no Vale do Silício. A Silicon Valley (termo original em inglês) é o apelido da região da baía de São Francisco na Califórnia (EUA) onde estão instaladas empresas de alta tecnologia, entre as mais famosas e lucrativas do mundo.

É do Vale do Silício que saem os principais projetos de inovação que revolucionam o mercado, além de ser também uma incubadora de alto nível para novas ideias de negócios. Exemplo disso é que empresas como Facebook, Google e Uber nasceram no Vale do Silício.

Por isso, o Vale do Silício é rico em modelos e técnicas que podem ser estudados e implementados em vários tipos de negócios ou iniciativas empresarias, como em uma Universidade Corporativa, por exemplo. Portanto, caso você esteja em busca de inspiração para o desenvolvimento de pessoas na sua organização, saiba que o Vale do Silício contempla várias práticas que podem ser adaptadas e implementadas que contribuirão para alcançar os objetivos do seu projeto de educação corporativa.

Do Vale do Silício para a sua Universidade Corporativa: confira 5 dicas

O treinamento e desenvolvimento de pessoas é uma das áreas mais importantes do seu negócio. Isso porque são as pessoas que movem as empresas, e, portanto, investir em Treinamento de Desenvolvimento (T&D) deve ser um dos principais focos da sua gestão empresarial. Para tanto, uma das formas que vem se popularizando nos últimos anos na área de T&D é o investimento em Universidades Corporativas.

Conhecida também como Universidade Empresarial, pode-se considerar como Universidade Corporativa qualquer entidade educacional que seja utilizada de forma estratégica para contribuir com a educação e o treinamento dos colaboradores, ou seja, é uma instituição de ensino vinculada a empresas.

E, como tal, para ter êxito em seus processos é preciso que a organização esteja sempre atenta às tendências e aos melhores métodos para que a Universidade desenvolva seu papel de maneira potencial. Por isso, apresentamos a seguir 5 dicas a partir do modelo utilizado no Vale do Silício, onde muitas das primeiras Universidades Corporativas foram criadas, que podem ser inspiração para o desenvolvimento da sua proposta de educação corporativa.

  1. A Aprendizagem é um processo contínuo

Se você quer conquistar resultados sólidos e a longo prazo com a sua equipe, entenda que o processo de aprendizagem é contínuo. Logo, não basta realizar um curso, um evento ou um programa de treinamento de forma esporádica ou que não faça parte de um bom planejamento estratégico.

Ações isoladas não trarão resultados duradouros. Por isso, ao elaborar uma proposta de educação corporativa pense, entre outros fatores, em como o conhecimento, as habilidades e as necessidades dos alunos serão avaliados, além de proporcionar diferentes plataformas de aprendizagem e maneiras diversas dos alunos validarem o que aprenderam.

  1. Enxergue a sua Universidade Corporativa como um negócio

Se o seu empreendimento é organizado em várias áreas e setores, com diferentes pessoas responsáveis por cada uma delas, assim também deve ser organizada a sua Universidade Corporativa. Desse forma, ela desenvolverá o seu potencial e alcançará resultados mais significativos.

  1. Use a tecnologia

Atualmente existem inúmeras ferramentas e métodos, principalmente atrelados à tecnologia, que facilitam o processo de aprendizagem. Além de potencializar as práticas de ensino, o uso da tecnologia pode, por exemplo, contribuir para a diminuição de custos.

  1. Invista no compartilhar

Adote a cultura do compartilhamento. De acordo com a experiência do Vale do Silício, o isolamento nunca traz bons resultados. Por isso, invista em criar um ambiente educacional que valorize o compartilhamento, seja de ideias, de experiências, de espaços. A troca é sempre o melhor caminho para o desenvolvimento de ótimas ideias, e consequentemente, de um processo educacional mais eficiente.

  1. Escute e faça testes

Essa é duas em uma. Assuma em sua Universidade uma postura aberta ao que o outro tem a dizer. As suas ideias, sugestões, sentimentos, reflexões são combustível para novas ideias e para lapidar propostas de maneira mais assertivas. Além disso, após ouvir o que o outro tem a dizer, esteja disposto a testar. É através de um processo de tentativa e erro que você chegará a modelos mais adequados.

Aqui no nosso blog você pode encontrar outras dicas que podem ser incorporadas ao seu projeto de Universidade Corporativa. Saiba, por exemplo, Por que contar com um assistente virtual em seus treinamentos online. E caso tenha outras dicas ou dúvidas conta pra gente nos comentários! Se quiser conversar mais e saber como a Kaptiva pode te ajudar, entre em contato aqui.

2 comments

  1. Arnaldo Cardoso

    Caro Irandy, meus cumprimentos pela ótima iniciativa e disposição em compartilhar a experiência. Conhecendo sua generosidade sei que toda a sua rede de relacionamentos se beneficiará disto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *