Educação corporativa: 5 dicas para integrar novos colaboradores

Sabemos o quão assustador pode ser chegar a um novo trabalho. Por isso, um dos desafios das organizações é descobrir como tornar esse processo mais fácil para o novo colaborador e ajudá-lo a ser produtivo mais rapidamente. Aqui daremos 5 dicas essenciais para resolver esse dilema e elaborar um bom treinamento para os novos colaboradores.

Integrando os novos colaboradores: confira nossas 5 dicas

Certamente, essa não é uma tarefa fácil. Incluir um novo elemento dentro de um processo produtivo requer bastante cuidado para que se alcance os resultados esperados. Confira nossas dicas:

  1. Mentoria

Designe um mentor. Pode ser um colega ou um gerente que apresentará as principais atividades ao novo colaborador, geralmente no primeiro dia. Ele pode até mesmo levar o novato para um almoço simples para entender um pouco mais sobre o colaborar e quais as suas primeiras impressões.

  1. Quadro de avisos

Elabore um quadro de avisos com fotos. Quantos nomes você consegue lembrar em um dia? Se você conhecesse 100 pessoas em único um dia você seria capaz de lembrar seus nomes no dia seguinte? Então, que tal um quadro de avisos, online ou em uma parede, onde há as fotos e funções de todos os colaborares ou pelo menos daqueles que estão diretamente ligados ao novo colaborador? É fundamental que o novo colaborador tenha conhecimento sobre os colegas e suas funções e o quadro será um ponto de referência nos primeiros dias.

  1. Faça apresentações

Levá-los e apresentá-los a todos com quem ele terá contato diário é uma ótima maneira de deixar o seu novo funcionário mais à vontade. As pessoas se sentem um pouco estranhas no primeiro dia de trabalho, pois de repente, elas são inseridas em um novo grupo de pessoas, em um novo ambiente, provavelmente aprendendo novas tarefas e sem as devidas apresentações isso pode ser bem embaraçoso.

  1. Se possível, deixe-os fazer atendimento ao cliente

Ao fazer o atendimento ao cliente, o novo contratado cria um vínculo com os clientes, além de aprender como os problemas básicos dos clientes são resolvidos e como sua empresa se comunica com seus clientes. Aos poucos, o colaborador irá aprendendo a cultura e os valores da empresa.

  1. Crie uma política de portas abertas

O novo colaborador deve ser informado de que nunca deve hesitar em entrar em contato com o RH ou seu gerente em relação a novas ideias ou preocupações. A criação de uma política de portas abertas demonstra ao novo contratados que a empresa está mais do que disposta a dedicar tempo às preocupações e / ou ideias interessantes e inovadoras de seus funcionários.

Além dessas dicas, a utilização de ferramentas que agilizem a interação e entendimento desse novo colaborador sobre a empresa também são bem-vinda. O e-learning é uma delas, e atua principalmente no processo de formação e educação corporativa. Saiba mais a seguir.

E-learning: saiba como aproveitar todo o potencial dessa ferramenta

O e-learning é uma ferramenta que vem sendo popularizada quando o assunto é educação corporativa. Descubra o que é, suas vantagens e como as organizações podem fazer uso de todo o seu potencial.

E-learning: o que é?

A transformação na educação é um tema recorrente e não necessariamente novo. Com o advento e a popularização da internet, a forma como as pessoas se comunicam, se relacionam e suprem suas necessidades mais básicas mudou e, com a educação, não poderia ser diferente. É nesse contexto que surge o e-learning.

Graças a não interferência das barreiras físicas e geográficas, já que nesta modalidade o conteúdo é transmitido de forma totalmente digital, cada vez mais pessoas passaram a ter acesso a conteúdos educacionais, incluindo, principalmente, cursos livres e graduações.

Vantagens do E-learning

Essa tecnologia simula uma sala de aula, possibilitando o acesso ao conteúdo de maneira simplificada. Além disso, uma das vantagens é a existência de fóruns de discussão e materiais extras. Outro ponto de grande importância é o auxílio dos tutores à distância e a troca de experiências com outros alunos.

Segundo os próprios discentes, dentre as principais vantagens desta forma de ensino estão a flexibilidade de horários; menor investimento financeiro – quando comparado ao ensino tradicional; construção do próprio ritmo de aprendizagem e o desenvolvimento da autodisciplina.

O e-learning nas corporações

Engana-se quem pensa que o e-learning se restringe ao uso em cursos ou graduação ligadas à formação tradicional. Graças ao sucesso da modalidade, cada vez mais empresas têm adotado esta ferramenta como uma alternativa mais rápida e barata para investir no ativo mais importante de qualquer empresa: o conhecimento dos colaboradores. Aliás, é justamente a diminuição do tempo de formação dos colaboradores que torna esta estratégia tão popular e viável, assim, esta é uma ótima opção para a integração de novos colaboradores com os processos e a cultura da organização.

Um treinamento que poderia levar dois dias inteiros, pode ser realizado em apenas algumas horas, de forma muito mais dinâmica. A possibilidade é benéfica para ambas as partes, com menos tempo desperdiçado e maior absorção do conteúdo.

Deste modo, os colaboradores, principalmente os novos, são treinados e preparados para lidar com as demandas corporativas, alinhando suas habilidades e competências às necessidades da empresa e contribuindo para um ambiente de alta performance.

 

Se quiser saber mais sobre o assunto e como a Kaptiva pode te ajudar, entre em contato conosco!

1 comment

  1. Maria Clara

    Aqui é a Maria Clara, eu gostei muito do seu artigo, vou passar a acompanhar seu blog seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *