O que não te contaram sobre as melhores empresas para trabalhar

Ano a ano, saem publicações de sites e revistas sobre as melhores empresas para trabalhar no Brasil, não é verdade? Salvo algumas pequenas mudanças, são praticamente as mesmas companhias que acabam sendo relacionadas nesses rankings.

Mas o que elas têm de diferente, que as fazem serem lembradas como bons locais para trabalhar? O que oferecem a seus colaboradores para conquistar tal posto? E, ainda, o que os profissionais precisam ter para ingressar em companhias tão seletas no mercado brasileiro?

Este post revelará, a seguir, quais são as características das melhores empresas para trabalhar, assim como o que elas exigem das pessoas para ser contratadas. É só continuar a leitura!

 

O que faz uma empresa ser ótima para trabalhar

Spoiler: aqui, não falaremos sobre remuneração ou bônus. Vivemos uma época na qual as pessoas querem ser reconhecidas como indivíduos, com suas dores, anseios e desejos. E no trabalho não é diferente.

É claro que o dinheiro continua sendo importante. Mas o fato é que as melhores empresas focam em desenvolver outras características que atraiam novos talentos e engaje, também, aqueles com bom tempo de casa. Mostraremos quais são elas:

 

Ambiente voltado à inovação

É sabido por todos que são as novas ideias que fazem uma organização fazer diferente. E estimular essa cultura de ousar, pensar fora da caixa, é um grande diferencial. As melhores empresas para trabalhar incentivam seus funcionários a inovar, desde as pequenas atividades às tomadas de decisão.

 

Plano de carreira sólido

As empresas top do mercado são as que valorizam o seu quadro interno de funcionários, com um plano de carreira transparente e bem definido. Nesse sentido, os gestores desenvolvem seus subordinados, a fim de progredirem de forma natural na organização. Assim, todos são valorizados, criando uma sensação de pertencimento e engajamento com a companhia.

 

Feedbacks orientados a melhorias

Aqui, o ponto chave é a comunicação, ou seja, ser ouvido e saber ouvir. As melhores empresas para trabalhar têm bem estruturado um planejamento de feedbacks com seus gestores. Eles apontam, de forma regular, como seus times devem agir para melhorar, de modo a estimular seu crescimento na empresa.

 

Investimento nos colaboradores

Os treinamentos e capacitações são intrínsecos às melhores empresas para trabalhar. Elas possuem um belo budget destinado a esse fim, tanto para novos colaboradores como os já com muito tempo de casa. Além de acelerar o conhecimento, esse investimento engaja os profissionais a permanecerem na companhia por mais tempo.

 

Promover equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Essas empresas respeitam o profissional como indivíduo. Isso quer dizer que estimulam o equilíbrio entre vida particular e trabalho. Elas incentivam o funcionário a fazer a própria agenda, desde que entregue resultados. Flexibilidade de horário e home office são exemplos de benefícios que fazem toda a diferença.

 

Que tipo de características essas empresas buscam nos profissionais

 Até agora, falamos sobre o que essas empresas oferecem para chegar ao posto de um ótimo local de trabalho. E os funcionários? O que devem possuir para estar nesses locais? Abaixo, listamos as principais características.

 

Comprometimento

Profissionais comprometidos com a missão, visão e resultados da companhia é, talvez, o principal. Criar o conceito do empreendedorismo em seus funcionários, ou seja, fazê-los terem a sensação de que são donos do negócio, ajuda bastante nesse sentido. Mostrar engajamento genuíno é o que chama a atenção das melhores empresas.

 

Relacionamento interpessoal

Boas empresas para trabalhar possuem, via de regra, equipes multidisciplinares. E para que a roda gire de forma fluida, nada melhor do que contar com profissionais com o skill do relacionamento interpessoal. Ter essa habilidade mostra a capacidade de construir alianças no ambiente corporativo.

 

Direcionamento a resultados

Pessoas que não só buscam os resultados esperados pela companhia, mas também os ultrapassam, é algo bastante valorizado. É que o nível de competitividade das melhores empresas exige esse tipo de atitude. Entregar além do esperado é o que fará um profissional se manter no topo por bastante tempo.

 

Resolução de problemas

As melhores empresas são exigentes na mesma proporção do que oferecem. Isso quer dizer que esperam de seus profissionais a resolução de problemas. Propor soluções de forma ágil e prática, ter senso crítico e saber negociar são algumas das características almejadas.

 

Entre em contato com a Kaptiva e saiba mais sobre o assunto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *