Tendências para EAD e e-learning em 2020

Que a educação corporativa está crescendo, certamente você já sabe. Com ela, a Educação a Distância (EAD) e o e-learning são cada vez mais importantes, encurtando distâncias e promovendo formação continuada. Mas quais são as tendências para EAD e e-learning em 2020?

É desse tema que este artigo vai tratar. Afinal, não basta implantar a tecnologia na empresa, é preciso se atualizar a cada ano e aproveitar o que as novidades têm de melhor.

Algumas das tendências sobre as quais falaremos já são realidades e devem se fortalecer em 2020, outras estão apontando como uma novidade que devem chegar em breve aos ambientes de aprendizagem das corporações. Uma das mais fortes é o microlearning.

Se você é gestor de pessoas e quer se manter bem informado e colocar sua empresa um passo à frente da concorrência, continue a leitura.

 

Microlearning

O microlearning está em ascensão e é, hoje, uma das principais estratégias de treinamento e desenvolvimento nas organizações. Não é para menos, pois, segundo o relatório The LMS Features that Drive Employee Engagement, da Software Advice, o microlearning dobra o engajamento dos usuários.

Trata-se de um método de ensino que se baseia em microlições com conteúdo bem organizado e direto. É perfeito para dispositivos móveis, pois é responsivo e seu caráter de curta duração favorece o acesso aos cursos em qualquer hora e lugar, como no ônibus, por exemplo, ao se deslocar de casa para o trabalho.

Os benefícios são claros: rapidez, praticidade e foco no que importa. Diferentemente do modelo tradicional que apresenta conteúdos densos e, por vezes, cansativos, as “pílulas” do microlearning dinamizam o processo de ensino-aprendizagem.

As microlições têm, em geral, cerca de 10 minutos. Em um mundo de imediatismo e repleto de distrações, esse seria o tempo ideal para manter o foco do aluno no tema principal e reduzir o seu esforço para fixar o conteúdo.

Não pense, contudo, que o ensino perde qualidade ou que seja pouco aprofundado. O conteúdo é o mesmo do ensino tradicional, porém dividido em doses menores e frequentes, que mantém o assunto sempre fresco na mente.

 

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) revolucionou a indústria e chegou à educação, levando ao machine learning, que é a capacidade das máquinas de aprender com seus erros e solucionar problemas. Essa alta tecnologia pode ser aplicada ao e-learning.

Com o uso da IA, o microlearning, por exemplo, só tem a ganhar. A tecnologia fornece uma série de dados capazes de ajudar na personalização do conteúdo para cada colaborador, conforme suas preferências e interesses.

 

Recursos audiovisuais

Vídeo aulas são uma realidade no e-learning há algum tempo. Mas os materiais audiovisuais continuam como uma forte tendência para 2020 e trazem com eles mais recursos.

De acordo com uma pesquisa da Forrester Research, a probabilidade dos alunos assistirem a um vídeo até o fim é 75% maior do que a chance de lerem um texto. Por isso, essa é uma linguagem que veio para ficar.

Os recursos audiovisuais serão explorados das mais diversas formas, com vídeos interativos e links para outros materiais como games, simulações para tomada de decisão, realidade virtual com o uso de cenários 3D etc. Em breve, os colaboradores poderão aprender em um ambiente 100% virtual, onde serão simuladas situações que podem ser vivenciadas na empresa.

 

Vídeo interativo

O sucesso do audiovisual na educação elevou os investimentos das empresas de tecnologia na linguagem. Com isso, surgiu uma modalidade ainda mais útil que o vídeo linear: o vídeo interativo.

A diferença dessa linguagem é que ela admite e estimula o usuário a interagir com o conteúdo que está na tela. Ele pode clicar, arrastar, rolar a barra, responder perguntas etc. Pode, também, ter uma visão de 360º de alguma paisagem, escolher diferentes caminhos em situações-problema, responder quizzes e acumular pontos e recompensas.

 

Storytelling

O storytelling é uma tendência de marketing, que serve, também, para o e-learning. Consiste na criação de narrativas envolventes e que cabem perfeitamente em simulações e jogos, com o objetivo de aumentar o engajamento dos alunos.

Aliando recursos de audiovisual, realidade virtual e storytelling, os colaboradores terão a sensação de aprender na prática. E, quando se depararem com situações similares na vida real, poderão vencer o desafio com mais facilidade.

 

Aprendizagem Adaptativa

Quanto mais navegamos na internet, mais informações sobre o nosso comportamento é coletada e mais personalizada fica essa experiência, certo? Esse é o ponto de partida para uma das maiores tendências na educação: a aprendizagem adaptativa.

A tecnologia avançada aliada aos algoritmos de extração e análises de dados favorece a criação de sistemas e ferramentas que ajustam os métodos de aprendizagem ao seu estudante. Isso resulta em um conteúdo mais objetivo, pois é personalizado por meio do perfil do aluno. Assim, a sobrecarga cognitiva tende a diminuir.

 

Chatbots

Chatbots são aquelas respostas automáticas que recebemos quando buscamos informações e começamos a fazer perguntas no chat de alguma empresa. Eles vão ser cada vez mais frequentes para auxiliar o setor de gestão de pessoas tanto na busca pelas melhores ferramentas de EAD, quanto na curadoria de conteúdo.

Como você viu, as tendências para EAD e e-learning em 2020 são promissoras e devem auxiliar mais ainda no despertar do interesse dos colaboradores, no engajamento e na praticidade dos treinamentos. Os conteúdos serão mais interativos e de fácil assimilação.

 

Por essas e outras razões, se ainda não começou, a sua empresa deve começar a investir já em educação corporativa. Conheça a Kaptiva e se informe sobre o assunto.

 

 Irandy Marcos Cruz
   CEO da Kaptiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *