A revolução da Aprendizagem 4.0

Você já se familiarizou com a Aprendizagem 4.0 e a utiliza na educação dos colaboradores da empresa?

Se a resposta é não, então está perdendo tempo e uma oportunidade excelente para transformar o conhecimento numa empresa ou escola. E mais que isso, transformar e facilitar o modo como estudantes ou colaboradores aprendem.

Neste artigo, entenda o que é a Aprendizagem 4.0 e tudo que ela pode fazer em termos de educação.

 

O que é a Aprendizagem 4.0

O termo Aprendizagem 4.0 é uma menção da quarta revolução industrial. Que também é conhecida como a revolução da internet, digitalização, coleta e análise de dados.

A Quarta Revolução Industrial, também chamada Indústria 4.0, faz uso de novas tecnologias. Dentre elas estão o uso da Inteligência Artificial, Linguagem Computacional e Internet das Coisas (IoT).

 

Os 4 pilares da aprendizagem 4.0

O conceito possui quatro pilares que sustentam um processo de ensino continuado. Esses pilares nada mais são que referenciais teórico-tecnológicos que são usados pela aprendizagem 4.0 para atingir seu objetivos.

Abaixo estão estes quatro pilares:

  • Instauração de um modelo sistêmico, com avaliação feita pelas instituições ou empresas do cenário atual da educação, com o traçado de metas e planejamento de estratégias do novo plano de educação;
  • Mudança do senso comum de educação para a busca por referenciais teóricos baseados em uma educação científica tecnológica;
  • Engenharia e gestão do conhecimento. O estudo das competências e habilidades dos colaboradores;
  • Cibercultura. A preparação dos espaços de aprendizagem em conformidade com as propostas da educação 4.0.

Com base nesses quatro pilares se entende o motivo de a Aprendizagem 4.0 ser um processo de ensino continuado.

 

Como a Aprendizagem 4.0 funciona

Muitas escolas, faculdades e empresas acreditam que basta oferecer dispositivos eletrônicos conectados para garantir a Educação 4.0, mas esse é um equívoco, pois essa transformação do conhecimento e do ensino não funciona apenas colocando computadores nas mãos de alunos ou colaboradores.

É preciso que se tenha uma mudança séria na abordagem de ensino, que transforme os métodos de ensino para um ambiente que utilize amplamente e de forma integral todos os novos recursos tecnológicos da Quarta Revolução Industrial.

Além disso, para que os preceitos da Aprendizagem 4.0 funcionem corretamente, também é preciso estimular os estudantes e colaboradores a desenvolver a aprendizagem autônoma, pois as transformações no conhecimento estão cada vez mais rápidas e exigem que o aperfeiçoamento e ganho de novos conhecimentos e habilidades seja contínuo.

 

Vantagens e desafios da Aprendizagem 4.0

A Aprendizagem 4.0 é um modelo que apresenta muitas vantagens para instituições de ensino e empresas que a implementam.

Em relação a gestão, ganha-se tempo e qualidade, pois os processos de ensino e análise de dados são automatizados. Desenvolvedores de conteúdo, por exemplo, podem preparar materiais que captem a atenção dos alunos, criando um maior engajamento e absorção do conhecimento.

Quando expostos a Aprendizagem 4.0, alunos conseguem aprender de forma mais rápida e dinâmica, bem como desenvolvem a capacidade de aprender de forma contínua e progressiva.

Por fim, há a aprendizagem por competências, que também é promovida na Aprendizagem 4.0, permitindo que alunos aprendam por meio da aplicação imediata do conhecimento na prática.

Um dos desafios para a implementação é o custo de infraestrutura para a aplicação desse modelo em ambientes de aprendizagem presencial, o que faz com que a maioria das empresas e instituições estejam investindo em ambientes de aprendizagem digitais, que requerem uma infraestrutura mais sustentável e facilita a gestão.

Porém, vale ressaltar que a Aprendizagem 4.0 é um caminho sem volta, que vai transformar para sempre o conhecimento e o aprendizado. Portanto, deve ser implementado o quanto antes em qualquer tipo de organização.

Gostou desse conteúdo e quer que mais pessoas tenham acesso e aprendam sobre a Aprendizagem 4.0? Então, compartilhe este artigo em suas redes sociais.

1 comment

  1. Nilvania

    Gostei

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *