Gamification: impacto no engajamento e nas vendas

Você sabia que a Gamification, ou gamificação, pode potencializar o engajamento da sua equipe, e por consequência os resultados da empresa?

Um time de colaboradores engajados e com uma boa sintonia no trabalho é uma força poderosa para resultados mais expressivos. Uma força que consegue produzir mais e gerar mais qualidade naquilo que é produzido.

Uma das maneiras de formar um time de colaboradores assim é por meios de ações e métodos de engajamento, entre eles, a gamificação.

Neste artigo, você vai saber o que é a gamificação e como ela pode ser usada para gerar mais engajamento na equipe.

 

O que é Gamification?

Gamification, ou gamificação, é o uso de conceitos conhecidos dos games com a finalidade de motivar pessoas em prol de um objetivo. Ainda pode ser definida como a aplicação da dinâmica dos jogos em situações cujo objetivo não é a pura diversão.

Esse método já é bastante difundido na educação, corporativa ou não. Uma pesquisa da Talent MLS mostrou que cerca de 80% dos estudantes afirmam que seriam mais produtivos se a universidade em que estudam usasse os conceitos de games.

A mesma pesquisa mostrou também que cerca de 75% dos entrevistados joga algum tipo de game digital.

 

Como o método de Gamification funciona dentro de uma empresa

Alguns conceitos simples da gamificação — como os rankings e sistemas de recompensas — já eram praticados em times de vendas há muito tempo. Hoje, as possibilidades de aplicar a gamificação nas empresas é muito maior, sendo possível criar todo um ambiente corporativo gamificado.

Uma prática muito comum de aplicação da gamificação numa empresa é por meio de treinamentos direcionados. Pois é uma forma simples, mas bem eficiente, de mudar o comportamento e melhorar o engajamento dos colaboradores com a empresa.

Outra maneira de implementar esse método na empresa é agregar ambientes digitais por meio de Serious Games. Que são jogos voltados para negócios, onde são trabalhadas simulações e treinamentos virtuais.

 

Vantagens e benefícios da gamificação em uma empresa

A gamificação, quando bem implementada, traz uma série de vantagens e benefícios para uma empresa.

Confira abaixo alguns desses benefícios:

  • Motivação: a gamificação pode ser um forte motivador de colaboradores pois permite o estabelecimento de um sistema de incentivos. Que por sua vez pode ser feito por meio de um programa de pontos ou bonificação financeira pelo cumprimento de metas;
  • Desenvolvimento de habilidades: muitas capacidades e habilidades que melhoram a produtividade do colaborador podem ser desenvolvidas por meio de jogos;
  • Objetividade no Trabalho: a implementação da gamificação implica na decorrente coleta de dados de resultados das atividades na empresa com maior precisão. E com esses dados, um gerente consegue ser mais objetivo e assertivo em seu trabalho por exemplo;
  • Feedback e reconhecimento: com base nos indicadores de desempenho que fazem parte das atividades da gamificação, um colaborador consegue ter um melhor feedback de seu desempenho. Junto a isso, a empresa pode acompanhar os colaboradores que se saem melhor e dar a eles o reconhecimento devido, o que melhor sua autoestima e o deixa mais motivado.

Como a gamificação melhora o engajamento do time da empresa

O aumento do engajamento da equipe de colaboradores de uma empresa pode ser feito de 4 formas com a gamificação.

A criação de competições entre colaboradores é uma delas. A empresa pode, por exemplo, criar metas de vendas e resultados a serem atingidos pela equipe comercial. E premiar e reconhecer os vendedores que atingirem essas metas.

Essa é uma maneira eficiente de aumentar o engajamento, bem como as vendas da empresa.

Outra possibilidade é justamente dar o reconhecimento público para os colaboradores que estão performando bem em suas atividades, criando selos, insígnias ou outro tipo de símbolo que represente as capacidades adquiridas

A empresa pode aumentar o engajamento dos funcionários ainda por meio de incentivos à colaboração. Ou seja, dando reconhecimento e recompensas, como bonificações, a colaboradores pelos resultados de trabalhos em equipe.

 

Gostou deste conteúdo?

Então compartilhe ele e torne-o de conhecimento de mais pessoas para levar a gamificação e seus benefícios para mais empresas.

 

Quer engajar a sua equipe? Entre em contato conosco e saiba como!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *