Informal Learning: tudo sobre aprendizagem informal

Você sabe o que é a Informal Learning e como ela pode melhorar o nível da equipe de uma empresa?

Também conhecida por aprendizagem informal, esta é uma das formas de capacitação profissional que tem sido considerada tendência em projetos de Educação Corporativa, pois muitos a consideram como uma ótima maneira de proporcionar uma aprendizagem mais natural e efetiva.

Quando bem implantada e praticada, o conceito de aprendizagem informal rende ótimos frutos para uma empresa por meio da melhor qualificação de sua equipe.

Neste conteúdo, entenda melhor a origem e o conceito do informal learning, além de suas vantagens e como ele pode ser implementado.

 

O conceito de Informal Learning

Para entender como é possível realizar essa prática no dia a dia de uma empresa, é preciso primeiro compreender o conceito de aprendizagem informal.

Essa nomenclatura surgiu por volta das décadas de 70-80 com o objetivo de questionar a eficácia dos modelos formais de capacitação.

Para que tudo fique mais claro, vejamos o seu contraponto: a aprendizagem formal. Ela é definida dentro de três circunstâncias:

  • Tem de ser realizada por meio de um professorado;
  • É vinculada ao currículo de uma pessoa;
  • Seu rendimento mede-se por um sistema externo de avaliações e controles.

Assim, o conceito de Informal Learning pode ser expressado simplesmente como o contrário disso: uma situação de aprendizagem e aquisição de conhecimentos que não cumpra nenhuma das circunstâncias da aprendizagem formal.

Entendido isso, agora é hora de aprender o que isso significa na prática.

 

Afinal, o que é a aprendizagem informal na prática?

O Informal Learning, ou Aprendizagem Informal, nada mais é do que o aprendizado produzido de modo natural, individual e voluntário.

É um aprendizado que vem sem a necessidade de seguir instruções de um professorado e sem a necessidade de receber feedbacks ou a supervisão de supervisores ou colegas.

É o aprendizado que se desenvolve quando realizamos ou vemos uma determinada tarefa ser realizada por exemplo.

A aprendizagem informal é caracterizada ainda pela não necessidade de estar em um local físico e específico.

Ou seja, neste tipo de aprendizagem, a pessoa ou equipe é livre para aprender da forma como quiser. Bem como no ritmo em que se quer aprender um determinado conteúdo, tarefa ou qualquer outra coisa.

 

Vantagens do informal learning nas empresas

O Informal Learning é tido como a forma mais efetiva e natural de capacitação de colaboradores por diversas razões e, quando bem implementada, a empresa pode colher diversas vantagens desse tipo de aprendizagem.

Confira agora alguns desses benefícios derivados de seu uso.

  • Melhor adaptação dos novos colaboradores: a aprendizagem informal ajuda novos colaboradores a se adaptarem melhor pois eles aprendem por meio da prática das atividades laborais;
  • Melhor desempenho laboral: estudos revelam que colaboradores novos são mais eficientes quando podem trabalhar junto a companheiros mais experientes em uma determinada atividade;
  • Menores custos para a empresa: a aprendizagem informal, que trabalha com a formação natural do colaborador, gera menos custos para a empresa que os gastos com cursos e treinamentos presenciais.

 

Como implementar a aprendizagem informal na equipe

Conhecidas algumas das vantagens da implementação da aprendizagem informal em uma empresa, hora de aprender como ela pode ser feita.

Apesar de parecer simples, esse processo pode ser demorado e enfrentar diversos obstáculos, pois baseia-se mais na construção de uma cultura de aprendizagem do que em metodologias de implementação.

O objetivo é tornar o ambiente corporativo propício para o desenvolvimento desse tipo de aprendizagem, fornecendo materiais e canais de dúvidas, bem como o incentivo à busca pelo conhecimento. Isso pode ser feito por meio de cursos, treinamentos e campanhas de incentivo aos colaboradores já integrados e treinados, criando a prática da multiplicação, assim como a disponibilização de materiais e fontes de conhecimento que estejam disponíveis de forma fácil e rápida para consulta.

Três ações gerais podem ser utilizadas para facilitar esse processo:

Suporte aos colaboradores

A empresa que deseja aproximar a aprendizagem informal a seus colaboradores precisa dar um suporte adequado.

Esse suporte deve ser tanto documental – por meio de materiais de trabalho, guias referenciais e um sistema de busca online -, quanto pessoal – com programas de gestão, coaching, mentoring ou shadowing.

Bancos de conhecimentos

Outra forma das empresas ajudarem na implementação natural da aprendizagem informal em suas empresas é por meio dos bancos de conhecimentos.

Eles podem ser espaços, documentos ou sistemas nos quais os colaboradores podem partilhar informações relevantes, além de fazer perguntas e tirar dúvidas, entre outras formas de promover experiências que estimulem o aprendizado.

Promover a participação de toda a equipe

Por fim, as empresas podem promover a aprendizagem informal ao estimular a participação de toda a equipe de colaboradores no processo.

Isso pode ser feito pela habilitação de grupos de práticas, escritórios virtuais colaborativos, ferramentas em redes sociais, help desk, intranet ou wikis por exemplo.

 

Quer saber mais? Entre em contato com a Kaptiva!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *