Information Overload: tudo o que você precisa saber

Você está pronto para lidar com a Information Overload, também conhecida como Sobrecarga de Informações?

Com os avanços da Era da Informática nas últimas duas décadas, o acesso a informações nunca foi tão fácil. Porém, esse mesmo acesso nunca tinha sido tão volumoso quanto é nos dias atuais.

Diariamente, somos expostos a uma infinidade de informações e conteúdos diferentes. Quem não recebe, todos os dias, dezenas de conteúdos de diferentes temas? Em volume muito maior do que pode lidar?

Entenda mais sobre a geração de informações e Information Overload agora neste conteúdo.

 

Information Overload: entenda o que é e o conceito da Sobrecarga de Informações

Information Overload é um conceito e definição utilizado para definir um estado de sobrecarga de informação. Que também é definido às vezes como Síndrome da Fadiga por Informação (IFS).

Em outras palavras, trata-se do fenômeno no qual um indivíduo ou grupo é exposto a uma quantidade de informações maior do que consegue assimilar. Ou seja, uma quantidade de informações que simplesmente não pode ser processada completamente por uma ou mais pessoas.

A sobrecarga de informação tem sido um fenômeno mais presente desde a revolução da imprensa, no século XV. Porém, a discussão sobre ela tem ganhado mais espaço nos últimos anos. Possivelmente por conta dos avanços na facilidade de acesso a informação causados pela Era da Informática.

 

Como a sobrecarga de informações pode ser percebida atualmente

A Information Overload pode ser facilmente percebida no dia a dia da maioria das pessoas no mundo.

Um exemplo que praticamente todo mundo já viveu foi o de se sentir perdido ao fazer uma busca na internet. Onde você pesquisa por um determinado assunto ou dúvida – no Google, por exemplo – e é exposto a milhões de resultados.

Nesse exemplo, a quantidade de resultados que aparecem para a pesquisa da pessoa é infinitamente maior do que ela pode processar.

E em meio a esse tipo de sobrecarga de informações a tomada de decisão, escolher o site/página a acessar, fica comprometida.

Quando isso acontece é dado o nome de sobrecarga cognitiva.

 

Quais as causas da Information Overload

Uma das causas mais proeminentes e comuns da Sobrecarga de Informação hoje em dia é o acesso generalizado à internet.

Uso excessivo de redes sociais como o Facebook, Instagram, Twitter, entre outras são grandes causadoras do problema. O consumo online de notícias e publicidade em grandes quantidades também pode causar a Information Overload.

No entanto, notícias offline, propagandas na rua, documentos no trabalho para analisar, entre outras fontes de informação também podem causar a sobrecarga cognitiva.

 

Consequências da Sobrecarga de Informação

A sobrecarga de informação pode levar a uma série de consequências para quem é afligido por ela. Ou seja, praticamente todo mundo que fica conectado ativamente com fontes de informação é afetado de algum modo pela IFS.

Uma dessas consequências são as dores de cabeça causadas pela sobrecarga de informação. Em seguida dessas dores de cabeça, muitas pessoas também afirmam que sentem um tipo esgotamento mental e até físico.

Isso acontece por conta da própria sobrecarga que o cérebro sofre para processar tanta informação. O cérebro é levado, meio que à força, para tomar decisões com base em todas as informações recebidas.

Mas, quando elas estão em excesso, essa tomada de decisão é dificultada ou impossibilitada. E junto a isso vem um forte desgaste físico e mental.

 

Sobrecarga de Informação na Educação Corporativa

Além de todas as fontes de informação ao qual uma pessoa tem acesso e hábito de consumir diariamente, muitas vezes um projeto de Educação Corporativa pode se tornar desgastante para um colaborador. A quantidade de cursos, vídeos, quizzes, materiais de leitura, entre outros, deve ser pensada de uma forma que os colaboradores possam absorver no seu próprio tempo, uma coisa de cada vez.

Ao desenvolver esse tipo de projeto, leve em consideração quanto conteúdo é disponibilizado para o aluno por vez e quais são as exigências da frequência de novos conhecimentos nas avaliações realizadas. Manter um canal de comunicação com seus colaboradores durante a implementação de um projeto desse tipo é crucial para manter o engajamento, garantir a aprendizagem e evitar problemas como os causados pela sobrecarga de informações.

 

Como lidar com a Information Overload

Se você ou um colaborador da sua empresa está sentindo que as informações que chegam a você e devem ser absorvidas todo dia estão acima do limite, a melhor forma de lidar com a sobrecarga de informação e não sofrer com suas consequências é evitar seus efeitos.

Apesar de ser praticamente impossível, hoje em dia, evitar estar cercado de uma infinidade de informações a cada instante, é recomendado que seja feito um trabalho melhor na seleção de informações com as quais se envolver ao longo do dia.

Ninguém realmente precisa ou tem condições de se tornar um expert em tudo. Cada pessoa tem o seu tempo de absorção de informações e deve respeitá-lo.

Além disso, não é obrigatório estar conectado a todas as fontes de informação todos os dias, nem estar a par de todas as notícias. Evite se sentir pressionado a acompanhar questões que não dizem respeito a sua vida prática, ou trabalho.

Uma outra dica para diminuir as complicações pela Information Overload é se dar um dia de folga. Ou seja, ficar longe de permanecer conectado a quaisquer meios de comunicação e internet, parando para “descansar a cabeça” e se concentrar no que é mais importante: você mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *