Learning Experience: entenda a Experiência de Aprendizagem

Você sabe o que é a Learning Experience? Já conhece as características desse conceito de sistemas de gestão de aprendizagem?

Também conhecida como LXP, esta metodologia tem como foco a aprendizagem como experiência, criando um ambiente no qual o aluno se sente no controle de sua própria capacitação.

Neste artigo, você vai saber como o conceito de Learning Experience funciona na prática, quais suas vantagens e os diferenciais de plataformas que seguem este modelo.

 

Experiência centrada no usuário

A Learning Experience fornece uma experiência de aprendizagem focada no seu usuário. O que é benéfico para ele pois torna o seu processo de aprendizagem mais tranquilo e confortável.

Para esse fim, uma plataforma LXP usa rotas suaves de aprendizagem como:

  • Jogos online educativos;
  • Aprendizagem social;
  • Gamificação;
  • Aprendizagem social;
  • Personalização e adição de narrativa na aprendizagem formal.

Contextualização

Um outro recurso muito importante das plataformas LXP é a contextualização.

Com o uso de uma inteligência artificial é possível contextualizar os conteúdos transmitidos para colaboradores a fim de facilitar o aprendizado.

Essa contextualização é feita por meio de chatbots, também conhecidos como talktobs ou agentes interativos.

Eles são capazes de rastrear os movimentos do usuário na plataforma e assim recomendar conteúdos semelhantes aos que ele está consumindo. Da mesma forma como serviços de Streaming como Netflix e Spotify.

 

Interação social

O terceiro recursos e um dos mais valorizados aspectos das plataformas LXP é a interação social. Que por sua vez é a base para a aprendizagem social, na qual o indivíduo, colaborador, aprende por meio da interação com colegas de trabalho por exemplo.

É da natureza humana observar e replicar como outras pessoas costumam se comportar. Por isso, a aprendizagem social chega a ter uma participação de  .

Em uma Plataforma de Experiência de Aprendizagem toda a experiência social completa está disponível para o funcionário. E isso inclui:

  • Atividades práticas entre colaboradores;
  • Bate-papo ao vivo;
  • Oportunidade de conversar com especialistas;
  • Conteúdos formais de aprendizagem;
  • Interação em grupos de discussão personalizados.

 

Vantagens das Plataformas de Aprendizagem de Experiência

As plataformas LXP, pertinentes a Learning Experience, conferem uma boa gama de vantagens e benefícios para empresas que a implementam.

A primeira delas é a facilidade de implementação da plataforma.

Outra vantagem bem interessante é que os colaboradores possuem mais liberdade para desenhar seu próprio caminho de aprendizagem. Pois na plataforma LXP cada um dos colaboradores da empresa é livre para escolher qual o conteúdo que desejam aprender.

Uma LXP, diferente de uma LMS, é uma plataforma de aprendizagem totalmente aberta.

Cada um dos colaboradores da empresa, bem como gestores, gerentes, entre outros funcionários, pode agregar conteúdos a plataforma. Do mesmo modo como é possível para cada funcionários escolher apenas os conteúdos que desejam para seu aprendizado.

Gostou deste artigo e quer saber mais sobre educação corporativa? Então entra em contato com a gente da Kaptiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *