Metodologia 70/20/10: entenda tudo sobre ela agora

Você conhece a metodologia 70/20/10? Sabe o que ela pode fazer em termos de aprendizagem coletiva?

Educar equipes de colaboradores de uma empresa e garantir o seu máximo desenvolvimento é cada vez mais necessário. Porém, o modo como eles se desenvolvem não pode mais depender apenas de treinamentos e estudos.

As chamadas capacitações formais possuem um limite de eficiência, que deve ser superado pelas empresas por meio de outros métodos. Dentre as novas abordagens na aprendizagem coletiva está a metodologia 70/20/10.

Entenda, neste conteúdo, o que é essa metodologia, como funciona, e quais resultados esperar de sua implementação.

 

O que é a metodologia 70/20/10

Aliar conhecimento teórico com experiência prática é, desde sempre, uma das melhores formas de aprendizado possíveis, pois o cérebro assimila melhor as informações teóricas obtidas quando, em seguida, realiza ações práticas usando essas mesmas informações.

Com base nesse entendimento, novas abordagens para a formação e capacitação de equipes em empresas tem levado em consideração a reunião da teoria e prática. E uma dessas abordagens é a metodologia 70/20/10.

Essa metodologia de aprendizagem nada mais é do que uma combinação percentual de três maneiras de aprendizado:

  • Aprendizado com experiência própria;
  • Aprendizado com outras pessoas;
  • Aprendizado com cursos – capacitação formal.

A distribuição da metodologia 70/20/10 é feita da seguinte maneira:

O aprendizado prático, feito com base na experiência própria no trabalho, corresponde a 70% da metodologia. Já a aprendizagem com outros colaboradores e colegas de trabalho diz respeito a 20%. Por fim, os outros 10% do aprendizado dessa metodologia são derivados por processos de capacitação formal, por meio de cursos e treinamentos.

 

Como surgiu a metodologia 70/20/10 e como ela funciona

A metodologia 70/20/10 foi criada e desenvolvida por Morgan McCall, Robert Eichinger, e Michael Lombardo na década de 1990.

Essa metodologia, também chamada de Learning Model, funciona de um modo bem simples, o que permite que gestores de empresas e de equipes possam aplicá-lo sem grandes dificuldades na empresa.

 

Vantagens do Learning Model

A aplicação da metodologia 70/20/10 nas empresas possui uma série de vantagens e benefícios na formação de boas equipes.

Um dos melhores desses benefícios é que o Learning Model é a assertividade do aprendizado que, sendo em grande parte baseado em prática, se aplica à realidade da empresa e da função do colaborador. Os colaboradores desenvolvem suas capacidades e aprendem novas funções por conta do trabalho do dia a dia, sem diminuir a produtividade.

A metodologia também melhora a motivação dos colaboradores de uma empresa quando é implementada. Esse aumento ocorre pela percepção gradual que eles têm de que a empresa investe para dar oportunidades a eles de se desenvolverem o máximo possível, uma vez que o conhecimento recebido de colaboradores e cursos é usado todos os dias.

Outro benefício da implementação dessa metodologia está no aumento da produtividade dos colaboradores na empresa. Um aumento que é obtido por conta do aprendizado híbrido, que dá mais eficiência e reduz a necessidade de retrabalhos, uma vez que a colaboração com colegas cria um engajamento social da aprendizagem

 

Como implementar a metodologia 70/20/10 e quais os critérios que uma empresa precisa cumprir

Aplicar a metodologia de Learning Model em uma empresa não é difícil, e é algo que pode ser feito considerando os colaboradores coletiva ou individualmente.

Para fins explicativos, vamos considerar o trabalho de aplicação desta metodologia para apenas um colaborador da empresa e presumir que ele tenha uma jornada de trabalho semanal de 40 horas:

– 70% de sua jornada de trabalho, ou seja, 28 horas semanais serão dedicadas ao trabalho prático. A vivência real das atividades que ele está buscando aprender.

– 20% da jornada, 8 horas semanais, serão destinadas para o aprendizado com colegas e profissionais de áreas onde esse colaborador deverá aprender novas capacidades e realizar atividades.

– Por fim, 4 horas semanais, 10% de sua jornada, será destinado a leitura e estudo, ou participação em palestras, treinamentos, etc.

Não há critérios complexos para a aplicação dessa metodologia, apenas o cumprimento da proporção indicada. E, é claro, a implementação de ferramentas para avaliar o desempenho dos colaboradores ao longo do tempo, o que as tecnologias de LMS atuais permitem fazer de forma fácil e prática.

Gostou desse conteúdo e acredita que ele é útil para mais pessoas e empresas? Então compartilhe ele e torne acessível para que mais empresas possam melhorar a aprendizagem de suas equipes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *