Descubra o que é DHO e conheça 5 pilares essenciais para desenvolver pessoas

Você sabe o que é DHO? Conhece a importância dessa sigla no mundo corporativo? Pois este conteúdo pode ajudar a responder essas questões!

Além de explicar o conceito de DHO, vamos destacar suas vantagens e falar sobre os motivos pelos quais essa estratégia é tão relevante para qualquer empresa que busca melhorar o relacionamento com o seu time, estimulando o sentimento de valorização, pertencimento e engajamento. Confira!

O que é DHO?

DHO é a sigla para Desenvolvimento Humano e Organizacional. Na prática, é um conjunto de ações que tem o objetivo de contribuir com a valorização dos colaboradores e o aperfeiçoamento de suas competências individuais.

É uma abordagem humanizada que busca ir além dos aspectos puramente profissionais para levar em consideração também as qualidades psicossociais e emocionais de cada indivíduo.

Quais os principais benefícios do DHO?

Nos parágrafos acima, já apresentamos alguns dos aspectos positivos que o DHO pode trazer tanto para as companhias quanto para seus profissionais. Mas a seguir, vamos listar outros benefícios que essa dinâmica pode promover:

  • Melhoria do clima organizacional;
  • Processos de treinamento e capacitação mais eficientes;
  • Diminuição do turnover versus maior retenção de profissionais;
  • Atração de talentos cada vez mais qualificados;
  • Aumento dos níveis de satisfação dos colaboradores;
  • Mais qualidade nas entregas, aumento da rentabilidade e melhoria da imagem da empresa no mercado.

Qual é a importância do DHO para as organizações?

Primeiramente, é interessante destacar que o próprio RH passou por grandes mudanças ao longo das décadas. Além de serem responsáveis por boas contratações, os especialistas na área devem, cada vez mais, ir além da experiência profissional informada no currículo e desenvolver um olhar estratégico para avaliar se o perfil dos candidatos é compatível com o perfil da empresa.

Nesse cenário, o DHO otimiza ainda mais esse processo, englobando práticas, como:

  • Identificação de falhas nas rotinas administrativas;
  • Avaliação das competências dos profissionais mais antigos;
  • Reflexão sobre a necessidade de investir em processos seletivos;
  • Disseminação de novos conhecimentos e processos de capacitação frequentes;
  • Promoção de um ambiente aberto a feedbacks e análises qualitativas.

Essa postura permite que a empresa não apenas preencha as vagas disponíveis, mas possa contratar ou promover talentos realmente comprometidos com os propósitos da organização.

A gestão do treinamento na estratégia corporativa

Confira 5 pilares para desenvolver pessoas

Vamos listar neste último tópico os pilares que são essenciais para o processo de gestão de pessoas.

Plano de carreira e pacote de benefícios

Pensar em remunerações que correspondam às responsabilidades de cada cargo e atendam às expectativas de cada colaborador é algo importante, mas é preciso ir além.

É interessante oferecer também um plano de carreira consistente, com possibilidades de crescimento dentro da empresa e bonificações para as conquistas realizadas,  assegurar a motivação e desenvolver o tão buscado sentimento de valorização profissional.

Programas de treinamento

A educação corporativa tem se mostrado altamente eficaz para o desenvolvimento de competências valiosas e para a construção de times cada vez mais qualificados.

Além disso, ao adotar ferramentas inovadoras como as plataformas de EAD, as atividades gamificadas e outros recursos que permitem a interação entre os participantes, o processo se torna mais dinâmico e mais atrativo, incentivando a participação de todos.

Gerenciamento de competências

Ao investir na melhor estratégia de T&D para a sua empresa, a gestão de competências é indispensável. Para isso, o RH deve considerar três aspectos relevantes:

  • As competências essenciais para a organização;
  • As competências que os colaboradores já possuem;
  • As competências que ainda precisam ser desenvolvidas.

Cultura organizacional

A estratégia de DHO adotada pela sua empresa deve estar alinhada à cultura organizacional, para que o perfil dos colaboradores sejam compatível com os valores defendidos pela companhia.

Por isso, é importante investir tanto no gerenciamento de competências quanto na revisão da cultura atual para estabelecer processos coerentes e que contribuam com o crescimento da companhia.

Employee experience

As experiências vivenciadas pelos colaboradores em seu dia a dia estão diretamente relacionadas com a sua satisfação pessoal e profissional.

Aqui, as práticas de DHO são essenciais para o desenvolvimento de iniciativas que contribuam com a retenção de talentos e a construção de um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.

Gostou de saber o que é DHO e tem interesse em conferir outros conteúdos que vão ajudar a empoderar suas equipes? Acesse nosso blog e fique bem informado!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *