Guia completo da cultura organizacional

A cultura organizacional existe em todas as empresas, mesmo que você não tenha pensado sobre ela ou consiga explicá-la com clareza, ela está aí. Identificar porque, como e quais são as características da cultura da sua empresa gera um diferencial de sucesso, pois ajudará a estabelecer um ambiente de desenvolvimento e de crescimento, mesmo em momentos de crise, o que é um diferencial para qualquer empresa que deseje conquistar um lugar de destaque.

Pensando nisso, preparamos este guia que pretende  estimular boas reflexões sobre o tema e ajudar com a transformação da teoria em prática. Venha com a gente e prepare-se para   tirar esse conceito do papel com sucesso. Confira!

O que é cultura organizacional?

Uma boa forma de definir o conceito de cultura organizacional é: a essência da empresa. Afinal, ela é formada pela união de valores e práticas corporativas, normas e posturas compartilhadas por aqueles que fazem parte da companhia.

Também podemos dizer que a cultura organizacional traduz a personalidade da empresa, e por isso, deve estar refletida em aspectos que vão da forma como os ambientes estão organizados às ações de todos os colaboradores: do CEO ao estagiário.

Por que precisamos falar sobre este assunto?

A imagem de uma empresa é um de seus ativos mais poderosos e esse cuidado gera uma influência altamente positiva em diferentes campos:

  • Os profissionais se sentem mais motivados a enfrentar certos desafios na companhia;
  • A organização fortalece sua identidade e os departamentos passam a atuar de forma coesa, apresentando melhores resultados;
  • Os clientes enxergam essa postura como sinal de confiança e qualidade dos produtos ou serviços oferecidos;
  • Os parceiros e fornecedores podem descobrir pontos comuns que motivam alianças valiosas.

Por isso, sempre vale a pena colocar esse assunto em pauta para que, ocasionalmente, os pilares da cultura organizacional sejam revistos e adequados às novas demandas, garantindo mais longevidade aos negócios.

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Qual é o poder da cultura organizacional?

Em um mercado cada vez mais dinâmico, que exige das empresas velocidade para acompanhar as mudanças e, ao mesmo tempo, uma postura autêntica e inovadora, atender a essas exigências sem perder a sua essência é um verdadeiro diferencial competitivo.

Nesse sentido, uma cultura organizacional bem estruturada faz toda a diferença, resultando em performances mais fluidas, aumento da produtividade e criação de um ambiente de trabalho motivador e colaborativo.

Como impulsionar esse aspecto em sua empresa?

Agora que você já conhece o que é uma cultura organizacional e como ela pode trazer resultados positivos para os seus negócios, vamos dar algumas dicas para colocar esse plano em prática!

Analise a situação atual

Como a sua empresa é vista hoje, interna e externamente? Quais são os modelos de liderança e processos adotados no dia a dia? Como está o clima organizacional?

Refletir sobre essas questões é uma boa forma de avaliar a situação atual da companhia e descobrir o que precisa ser mudado para construir um ambiente de trabalho motivador e conquistar uma imagem forte e coerente.

Revise sua missão, visão e valores

Juntos, missão, visão e valores formam os pilares da cultura organizacional, e devem funcionar como uma verdadeira bússola, guiando a empresa pelo caminho certo para conquistar seus objetivos.

Por isso, é muito importante levar em conta não apenas o patamar que você deseja atingir nos negócios, mas também o momento atual da companhia para garantir que o caminho do sucesso seja percorrido de forma satisfatória, sem atalhos ou percalços.

Treine seus times e invista em talentos adequados

Uma equipe plenamente alinhada à cultura organizacional é o sonho de qualquer empresa. Mas, para transformar esse projeto em realidade é essencial investir em um projeto de recursos humanos realmente eficaz.

Aqui, existem dois caminhos possíveis:

Treinamentos que promovam a integração e o envolvimento dos colaboradores mais antigos;

Contratação de novos talentos que já tenham um perfil condizente com o da companhia e contribuam para o fortalecimento dos times.

Aprimore a comunicação interna

Uma comunicação de qualidade, transparente e adequada ao perfil do seu público interno mantém os times bem informados sobre o que acontece na empresa e ainda promove o sentimento de pertencimento.

Vale a pena investir em jornais, boletins informativos e até mesmo redes sociais próprias para promover o compartilhamento de informações relevantes e que contribuam com a melhoria dos processos diários.

Agora que você já sabe tudo sobre cultura organizacional, que tal conhecer algumas dicas que podem destacar ainda mais os seus negócios? Acesse nosso blog e saiba como tornar a sua empresa mais inovadora!

 


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