Como criar um programa de liderança para os colaboradores?

 

Os líderes exercem um papel fundamental na condução e andamento das operações nas empresas, eles são responsáveis por motivar, corrigir, ensinar e até mesmo identificar colaboradores que não estão se desenvolvendo como o esperado. 

Ele é além de um colaborador que traz bons resultados e auxilia no cumprimento de metas. Bons líderes conseguem motivar e reter talentos que são imprescindíveis para o crescimento dos negócios. 

Infelizmente, nem sempre eles estão preparados para assumir um cargo de liderança, por isso é importante que as empresas tenham programas de desenvolvimento de líderes colaboradores. Saiba a importância dos programas, continuando a leitura desse artigo! 

A importância do plano de desenvolvimento para colaboradores? 

É importante que a empresa tenha um plano de desenvolvimento para os líderes que vá de encontro a cultura organizacional, pois ele será responsável pelos resultados em toda a gestão do negócio, incluindo o pilar “pessoas”. 

Como sabemos, as pessoas são fundamentais no sucesso dos negócios, pois além de executar as atividades, elas também se envolvem em caráter emocional. Quanto mais os funcionários estão motivados mais conseguem apresentar bons resultados. 

Por isso, ter um programa de liderança é tão importante, que além de desenvolver habilidades e competências, o programa vai contribuir para a retenção de talentos e crescimento do negócio. 

Competências que um líder deve ter! 

Boa comunicação: é importante que o líder consiga transmitir com clareza suas ideias, isso evitará que situações sejam interpretadas de forma incorreta por parte dos colaboradores. 

Identificação e resolução de problemas: para que a equipe consiga cumprir metas e entregar melhores resultados, o gestor precisa ser capaz de identificar oportunidades e resolver problemas que surgem no dia a dia. 

Gestão de crise: ainda que ninguém esteja preparado para a crise, pois ela acontece quando menos esperamos, o líder precisa ter a habilidade de agir diante de um momento que o tire da zona de conforto. 

Kaptiva

Como criar um programa de líderes? 

 

1. Objetivos da liderança

 

Para iniciar o seu programa de desenvolvimento de líderes, pense nas dificuldades e desafios que a sua organização está enfrentando no momento ou que possa vir a enfrentar. A partir disso, o gestor deve definir os objetivos estratégicos que pretende alcançar com o programa de líderes. 

É nesse momento que devem ser definidos: 

  • Carga horária do programa;
  • Assuntos que serão abordados;
  • Definição de métricas e método de avaliação;
  • Como será o processo de feedback.

 

2. Desenvolvimento

 

Ainda que os líderes sejam formados, é importante ter em mente que não é um processo fechado de produção, ou seja, os gestores não devem ser “fabricados” como produtos, mas formados, ensinados e corrigidos com o tempo. 

O programa deve contar com atividades e simulações que contribuam para a aprendizagem contínua e crescimento profissional, lembre-se, um programa em que os colaboradores não aprendem ou crescem, não é um bom programa. 

 

3. Identificação

 

As pessoas com potencial para a liderança podem estar em qualquer lugar, sabendo disso, o gestor precisa estar atento aos sinais e saber identificar quem são esses colaboradores. Um erro bastante comum nas empresas é inserir somente funcionários com alto desempenho em programas de desenvolvimento de liderança. 

Ainda que um funcionário não tenha demonstrado um grande potencial na função atual, isso não impede que ele tenha mais aptidão para outra função. Um bom programa de desenvolvimento é capaz de encontrar “diamantes brutos” e criar “joias” únicas. 

 

4. Treinamento

 

Os programas de desenvolvimento de líderes devem se concentrar em treinamento. Algumas pessoas acreditam que os líderes não precisam ser treinados, é um engano bastante comum, por conta da posição eles são os colaboradores que precisam ter atenção e investimento contínuo da empresa. 

Formar um programa de liderança e treinar constantemente a equipe vai trazer benefícios para os outros colaboradores também. 

 

5. Resultados

 

Ao fim do programa é preciso medir os resultados. Ainda durante o planejamento e definição de objetivos a serem alcançados, o gestor deve definir como vai acontecer a medição de resultados dos colaboradores. 

Como podemos ver, criar um programa de desenvolvimento de líderes é uma tarefa que exige conhecimento das dificuldades da empresa e potencial dos colaboradores, pois eles serão os maiores impactados com o programa. Uma boa liderança com o treinamento certo, vai deixar a sua empresa mais perto do sucesso. 

Gostou? Veja mais artigos relacionados a programa de desenvolvimento de líderes e crescimento de colaboradores em nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *