A importância da definição do público-alvo na modelagem de treinamentos corporativos

06 dicas para definir e conquistar seu público-alvo

A educação corporativa nos oferece inúmeros caminhos para garantir que o aprendizado realmente transforme os resultados de uma companhia. Novas competências, engajamento, produtividade, melhores performances: estes são indícios sólidos de uma empresa bem-sucedida e um dos fatores fundamentais para este sucesso é a análise e definição dos principais aspectos técnicos e teóricos acerca do público-alvo de seu treinamento.

Público-alvo são as pessoas que serão treinadas. Elas devem ter conhecimento necessário para a tarefa para quais foram contratadas e devem evoluir e serem motivadas para desempenhar melhor suas habilidades.

Para que a educação corporativa seja uma intervenção apropriada para o futuro de sua força de trabalho e de sua operação é fundamental definir corretamente qual será a audiência de seu treinamento. O público-alvo não pode ser definido de acordo com “impressões” da liderança: ele precisa ser estudado e determinado de acordo com os objetivos do treinamento e as necessidades estratégicas da empresa.

03 passos simples para definir seu público-alvo

Segmente sua audiência

Existem várias formas de segmentar seu target: dados demográficos, atitudes, comportamentos, valores, crenças ou necessidades são alguns dos principais pontos de partida, por exemplo. Dica: não se esqueça que idade nada tem a ver com experiência e que necessidades pessoais nem sempre estão alinhadas com os objetivos corporativos;

Identifique as necessidades de aprendizado

Seu time é formado por profissionais diferentes, com níveis distintos de formação e aprendizado, o que pode refletir as principais dúvidas e questões que precisam ser respondidas pelo treinamento. Procure conhecer profundamente a atuação de suas equipes para estruturar e dividir suas classes de acordo com estas necessidades, de forma segmentada.

Considere as expectativas do seu time

Outro ponto importante na hora de estruturar seu e-learning é envolver as lideranças e equipes para ouvir quais são as principais expectativas de seu time em relação ao treinamento que está sendo desenvolvido. Esta troca de ideias é importante para assegurar que todos compreendam o projeto e também é uma excelente maneira de aproveitar estes insights de forma a enriquecer o treinamento com novas interações e pontos de vista.

O treinamento corporativo só traz resultados quando conhecemos as necessidades do nosso público-alvo!

03 passos simples para conquistar seu público-alvo

Conheça seus objetivos estratégicos

A empresa precisa conhecer profundamente seus objetivos, pois só assim será capaz de “vender” as necessidades estratégicas da empresa para seu público-alvo. Estas metas devem ser específicas, claras e mensuráveis e precisam ser comunicadas de forma transparente ao seu time, facilitando a compreensão de seus colaboradores sobre o que é esperado deles e também ajudando a criar o comprometimento necessário para o sucesso de seu projeto.

Trabalhe seu conteúdo

Sem conteúdos atraentes e relevantes seus profissionais dificilmente conseguirão compreender corretamente a importância e o impacto que o treinamento pode ter em suas carreiras. Trabalhe a metrologia pedagógica e o storytelling para construir conteúdos conectados aos desafios de aprendizado e que sejam engajadores e retenham o conhecimento.

Escolha os canais de comunicação adequados

Ao definirmos corretamente o público-alvo de um projeto e-learning conseguimos determinar de forma mais assertivas os canais de comunicação do treinamento: o ambiente online oferece espaço não apenas para videoaulas ou eboooks e arquivos de texto, mas também para redes sociais, games e fóruns de discussão por exemplo. A depender de sua audiência será necessário investir na criação de canais presenciais para apresentação de workshops e seminários, ou até mesmo oficinas práticas para treinar o conhecimento adquirido – o importante é garantir que o treinamento ofereça seu conteúdo nos canais mais adequados para as experiências e expectativas de seu público-alvo.

Cada profissional é um ser único, que possui crenças, comportamentos e formações específicas, individuais: se considerarmos estas particularidades no momento de estruturar o treinamento corporativo ganharemos uma grande oportunidade de entregar um aprendizado realmente conectado com suas realidades, que será muito mais valorizado e terá impactos mais duradouros tanto no desenvolvimento pessoal quanto na evolução profissional de seus colaboradores e de sua empresa!

Equipe Kaptiva