Aprendizado na prática: a importância da tecnologia no ensino de adultos

Aprender é mágico: existe um mundo de informações à nossa disposição e todos os dias podemos aprender algo novo ou desenvolver alguma nova habilidade. Os caminhos do aprendizado são muitos: podemos estudar um mesmo conteúdo de diversas formas, por exemplo, mas podemos construir um aprendizado mais significativo se levarmos em consideração qual a melhor metodologia de aprendizado para nossas necessidades.

O universo e-learning costuma apresentar uma grande variedade de estratégias e formatos que consideram, além dos aspectos pedagógicos, os objetivos estratégicos das empresas e as necessidades e perfis dos profissionais envolvidos nos treinamentos corporativos.

O cone do aprendizado de Edgar Dale e a educação de adultos

Edgar Dale foi um respeitado educador americano. Em seus estudos estabeleceu que existe uma diferença muito grande entre o conhecimento que retemos através de uma simples leitura e aquele que produzimos quando nos envolvemos ativamente na sua reprodução:

O conceito estabelecido por Dale demonstra no campo teórico aquilo que vivenciamos cotidianamente nas salas de aula: o aprendizado se dá na prática, através de conteúdos atraentes e exercícios interativos que valorizem e contextualizem o conhecimento.

Mas escolher a melhor metodologia de aprendizado é algo muito mais complexo quando consideramos um público adulto. A andragogia é a ciência que estuda e trabalha diretamente esta questão – o trabalho de outro educador americano, Malcolm Knowles, nos ensina que adultos têm características de aprendizado totalmente diferentes de outros públicos:

  • Compreensão: adultos precisam compreender porque o treinamento proposto é necessário e valioso;
  • Experiência: as experiências pregressas (pessoais, educacionais e profissionais) devem ser levadas em consideração na construção do novo aprendizado;
  • Autoconceito: adultos precisam se sentir responsáveis por sua educação e devem ser envolvidos no planejamento e na avaliação do treinamento;
  • Relevância: o aprendizado de adultos deve privilegiar conteúdos que tenham impacto imediato em suas vidas;
  • Orientação: adultos privilegiam o conhecimento prático, por isso sua educação deve ser centrada na solução de problemas;
  • Motivação: alunos adultos possuem uma grade capacidade de motivação interna, que deve ser capturada e valorizada durante o treinamento.

Para desenvolvermos uma metodologia de aprendizado assertiva precisamos garantir que a aprendizado seja uma experiência enriquecedora, progressiva, estruturada e valorosa. Isto é possível através de uma série de recursos interativos especialmente desenvolvidos para potencializar o aprendizado:

A importância da tecnologia

Um treinamento avançado demanda por uma produção de qualidade: conteúdos atraentes e interativos, materiais constantemente atualizados, atividades instigantes, aulas especiais – todos estes esforços são fundamentais para o engajamento de suas equipes durante todo o treinamento. Uma produção técnica e teórica bem elaborada é fundamental para a retenção do aprendizado;

A importância das relações sociais

Uma experiência de aprendizagem conectada, social e cooperativa é vital para promover o conhecimento por toda empresa. O compartilhamento de experiências, o livre trânsito de informações e a valorização dos laços sociais reforça a cultura corporativa, desenvolve um sentimento de comunidade entre seus funcionários e serve como um complemento perfeito para seu treinamento, dando oportunidade para que seus alunos avancem em direção a um aprendizado cada vez mais ativo.

A importância do mobile

Uma plataforma educacional consolidada permite que seus alunos acessem os materiais do treinamento em qualquer lugar, a qualquer momento. Desenvolver conteúdos que rodem em todos os navegadores e dispositivos, com atualizações e sincronizações automáticas, é imperativo para garantir o engajamento de seus alunos e uma melhor retenção do aprendizado.

O desenho estratégico de seu treinamento depende de uma análise adequada de suas necessidades e objetivos, além do perfil de seus alunos. Uma plataforma LMS especialmente projetada para seus objetivos não apenas torna o planejamento de seu treinamento mais eficiente e produtivo como também proporciona uma melhor experiência de aprendizado para seus profissionais. É um investimento certeiro para as empresas que procuram por inovação, assertividade e flexibilidade em seus treinamentos corporativos!

Equipe Kaptiva