Torne a sua empresa mais inovadora. Saiba como!

Por mais que seus clientes estejam satisfeitos com os serviços e os produtos oferecidos pela sua empresa, novidades são sempre bem-vindas. Afinal, elas também são importantes para fazer com que o seu negócio seja inovador e esteja à frente da concorrência, além de serem atrativos para a conquista de novos clientes e para a fidelização dos que você já tem.

Mas, para poder oferecer algo novo, é preciso inovar e ser criativo, atendendo às expectativas do mercado. Nesse momento, os profissionais da sua empresa são fundamentais para a criação e implantação de novas ideias, e eles precisam ser estimulados por meio de um ambiente de trabalho propício para isso.

Uma cultura de inovação não é construída de um dia para o outro. É um trabalho que leva tempo, mas que pode gerar excelentes resultados. Abaixo, saiba o que fazer para tornar a sua empresa mais inovadora.

 

Comunicar para inovar

Como dizia o famoso comunicador e apresentador Chacrinha, “Quem não se comunica, se trumbica”.  E para as empresas, essa regra também é válida. Se o seu objetivo é ter uma empresa inovadora, seus profissionais precisam ser informados sobre isso.

Tenha uma estratégia de comunicação interna que contemple cada etapa do processo de inovação que será implantado na companhia. Sabia que o WhatsApp já é usado no meio corporativo para transmitir informações sobre a empresa às equipes? Seja por e-mail, intranet, revista digital e até pelo bom e velho jornal mural, o importante é comunicar e informar.

 

Capacite as suas equipes

A inovação de uma empresa é estimulada quando as pessoas se interessam pelo negócio, pesquisam referências e têm informações novas e atuais para testar novos modelos de trabalho.

E quanto mais os profissionais da sua empresa puderem se capacitar realizando cursos e treinamentos, melhor será para todos: eles saem ganhando em qualificação profissional e a companhia ganha por poder contar com talentos cada vez melhores. Conhecimento nunca é demais!

 

Incentive e reconheça

Ao implantar a sua estratégia de inovação, além de incentivar os profissionais a investir em conhecimento para as novas ideias, reconheça o esforço de cada um. Dê feedbacks positivos, mas também ofereça prêmios e incentivos para as melhores ideias e trabalhos.

Se houver erros, não se preocupe. Estimule as equipes a buscar por novos caminhos e oportunidades. Na construção de uma cultura de inovação, os líderes têm papel fundamental para engajar os profissionais a cada vez mais quererem contribuir com a evolução da empresa.

 

Valorize a diversidade

Novas ideias para um ambiente inovador surgem quando as pessoas desse ambiente também são diversas, seja em cultura, etnia, gênero, crenças, deficiências ou idades. Com bagagens diferentes, cada um pode contribuir com informações e experiências ricas para o dia a dia de trabalho.

Estimule a criatividade incentivando as pessoas a trabalharem juntas. A troca de informações pode ser valiosa quando os profissionais têm um objetivo em comum. Inove e promova o intercâmbio de conhecimento entre diferentes áreas da empresa.

 

Aposte em tecnologia

A Indústria 4.0 propõe uma série de inovações tecnológicas e uma importante mudança de paradigma em relação à formação como as empresas operam atualmente. O foco é o aumento do uso de dispositivos inteligentes interconectados que, quando usados de forma correta, podem ajudar a empresa a inovar e crescer.

A inteligente artificial é um exemplo e uma tendência que está em crescimento. Com ela, é possível interagir com clientes por meio de chat ou para indicar os produtos mais adequados ao seu perfil de compra. Realidade virtual e computação em nuvem também são algumas das principais tecnologias adotadas pelas companhias.

 

Qualidade de vida para todos

A criatividade também é estimulada fora do trabalho. Depois do expediente, as pessoas precisam se dedicar ao lazer, aos amigos e à família. Ir ao cinema, dançar, viajar, ouvir música e passear com o cachorro no parque podem ser consideradas atividades simples, mas são amplamente motivadoras para que a mente possa desenvolver novas ideias.

Se tiver oportunidade, promova ações que propiciam a melhora da qualidade de vida na própria empresa. Além de serem oportunas para a integração dos profissionais, iniciativas com esse objetivo são mais uma forma de estimular a criatividade para um ambiente de trabalho inovador.

 

Entre em contato com a Kaptiva e saiba mais sobre o assunto!

 

 Irandy Marcos Cruz
   CEO da Kaptiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *