Tendências educacionais em 2023 no mundo corporativo

A área de treinamento e desenvolvimento nas empresas continuará evoluindo à medida que o mundo corporativo adere às novas tecnologias, modelos de negócios e práticas educacionais. Com o aumento da competitividade, das responsabilidades e das preocupações cada vez mais exigentes, as empresas estão cada vez mais apostando em estratégias holísticas de educação.

A partir de 2023, várias tendências educacionais deverão ser evidentes no mundo corporativo. Os treinamentos devem aumentar os normativos requeridos, bem como melhorar as habilidades e capacidades dos funcionários para suportar os novos desafios. Além disso, há uma necessidade de treinamento contínuo para manter os funcionários motivados e uma grande demanda por programas de habilidades e desenvolvimento.

Neste artigo, trataremos das tendências educacionais que deverão se tornar mais comuns em 2023.

Treinamento Móvel

Com o crescente uso de dispositivos móveis das pessoas para acessar informações o tempo todo, o treinamento em dispositivos móveis deve tornar-se cada vez mais popular. Os treinamentos móveis podem ser facilmente acessados pelos funcionários, seja usando dispositivos próprios ou corporativos, possibilitando que eles acessem conteúdos de treinamento a qualquer hora e em qualquer lugar.

Além disso, as empresas devem apostar em soluções de treinamento móvel customizadas para se adequarem às necessidades específicas da organização. O treinamento móvel possibilita assessoria instantânea, interação direta entre alunos e instrutores, e a melhoria do processo de feedback entre as duas partes.

Gamificação

A Gamificação é a empolgante técnica que combina o mundo real de jogos com treinamentos e aprendizagem corporativa. Ela auxilia na adoção de novos conhecimentos, habilidades e competências para que os colaboradores tenham esse conteúdo incorporado de forma divertida e lúdica. Esta metodologia engloba recursos como: elementos interativos, pontuação, rank, premiações e competição, que estimulam a participação dos alunos, o que leva a um maior retenção de conhecimento.

Fabricantes de treinamento devem apostar cada vez mais na gamificação para tornar o conteúdo mais atrativo, entretenimento e compreensível. Com a gamificação, os alunos são estimulados a executar tarefas de forma mais divertida e com menos resistência ao aprender novos conceitos, o que ajuda na retenção dos assuntos abordados.

Realidade Virtual e Aumentada

A Realidade Virtual (RV) e a Realidade Aumentada (RA) também podem ser usadas na educação corporativa. A RV é uma tecnologia que permite que o usuário explore ambientes virtuais em 3D com o auxílio de dispositivos especiais. Com esta tecnologia, os usuários podem interagir com o ambiente virtual criado, criando uma experiência prática mais intensa.

Ao contrário da RV, a RA adiciona objetos virtuais ao mundo real. Esta tecnologia auxilia os alunos a identificar elementos complexos ao superar os limites do espaço físico. Isso permite que os instrutores guiem os alunos à compreensão sobre determinado assunto de forma visual.

Apredizagem Adaptável

A Aprendizagem Adaptável é uma das tendências educacionais relevantes para o mundo corporativo em 2023. O objetivo da aprendizagem adaptativa é projetar conteúdos de treinamento que se adaptam às necessidades individuais de cada aluno. É um método de aprendizagem personalizada que se adapta “à medida que vai” por meio de simulacros, perguntas e atividades.

Neste tipo de aprendizagem, os conteúdos são adaptáveis e auxiliam os alunos a progredir conforme suas preferências pessoais e necessidades específicas de conhecimento. Esta abordagem de treinamento permite que os alunos aprendam de forma mais rápida e eficaz. Com este método, eles podem se concentrar nos pontos fracos e acelerar os processos de aprendizagem em áreas de interesse.

Essas são apenas algumas das principais tendências educacionais que devem se tornar mais comuns em 2023. Conforme as empresas se adaptam às mudanças econômicas e sociais, elas devem continuar encontrando novas maneiras de treinar funcionários e instrutores, que vão desde a Gamificação até a Realidade Virtual / Aumentada e a Aprendizagem Adaptável.

Quer manter sua equipe sempre atualizada com o que há de mais sofisticado no mercado?
Conheça nossas soluções e Kaptive-se!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *