Logotipo

Artigos e notícias

O que não te contaram sobre as melhores empresas para trabalhar

Ano a ano, saem publicações de sites e revistas sobre as melhores empresas para trabalhar no Brasil, não é verdade? Salvo algumas pequenas mudanças, são praticamente as mesmas companhias que acabam sendo relacionadas nesses rankings.

Mas o que elas têm de diferente, que as fazem serem lembradas como bons locais para trabalhar? O que oferecem a seus colaboradores para conquistar tal posto? E, ainda, o que os profissionais precisam ter para ingressar em companhias tão seletas no mercado brasileiro?

Este post revelará, a seguir, quais são as características das melhores empresas para trabalhar, assim como o que elas exigem das pessoas para ser contratadas. É só continuar a leitura!

 

O que faz uma empresa ser ótima para trabalhar

Spoiler: aqui, não falaremos sobre remuneração ou bônus. Vivemos uma época na qual as pessoas querem ser reconhecidas como indivíduos, com suas dores, anseios e desejos. E no trabalho não é diferente.

É claro que o dinheiro continua sendo importante. Mas o fato é que as melhores empresas focam em desenvolver outras características que atraiam novos talentos e engaje, também, aqueles com bom tempo de casa. Mostraremos quais são elas:

 

Ambiente voltado à inovação

É sabido por todos que são as novas ideias que fazem uma organização fazer diferente. E estimular essa cultura de ousar, pensar fora da caixa, é um grande diferencial. As melhores empresas para trabalhar incentivam seus funcionários a inovar, desde as pequenas atividades às tomadas de decisão.

 

Plano de carreira sólido

As empresas top do mercado são as que valorizam o seu quadro interno de funcionários, com um plano de carreira transparente e bem definido. Nesse sentido, os gestores desenvolvem seus subordinados, a fim de progredirem de forma natural na organização. Assim, todos são valorizados, criando uma sensação de pertencimento e engajamento com a companhia.

 

Feedbacks orientados a melhorias

Aqui, o ponto chave é a comunicação, ou seja, ser ouvido e saber ouvir. As melhores empresas para trabalhar têm bem estruturado um planejamento de feedbacks com seus gestores. Eles apontam, de forma regular, como seus times devem agir para melhorar, de modo a estimular seu crescimento na empresa.

 

Investimento nos colaboradores

Os treinamentos e capacitações são intrínsecos às melhores empresas para trabalhar. Elas possuem um belo budget destinado a esse fim, tanto para novos colaboradores como os já com muito tempo de casa. Além de acelerar o conhecimento, esse investimento engaja os profissionais a permanecerem na companhia por mais tempo.

 

Promover equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Essas empresas respeitam o profissional como indivíduo. Isso quer dizer que estimulam o equilíbrio entre vida particular e trabalho. Elas incentivam o funcionário a fazer a própria agenda, desde que entregue resultados. Flexibilidade de horário e home office são exemplos de benefícios que fazem toda a diferença.

 

Que tipo de características essas empresas buscam nos profissionais

  Até agora, falamos sobre o que essas empresas oferecem para chegar ao posto de um ótimo local de trabalho. E os funcionários? O que devem possuir para estar nesses locais? Abaixo, listamos as principais características.

 

Comprometimento

Profissionais comprometidos com a missão, visão e resultados da companhia é, talvez, o principal. Criar o conceito do empreendedorismo em seus funcionários, ou seja, fazê-los terem a sensação de que são donos do negócio, ajuda bastante nesse sentido. Mostrar engajamento genuíno é o que chama a atenção das melhores empresas.

 

Relacionamento interpessoal

Boas empresas para trabalhar possuem, via de regra, equipes multidisciplinares. E para que a roda gire de forma fluida, nada melhor do que contar com profissionais com o skill do relacionamento interpessoal. Ter essa habilidade mostra a capacidade de construir alianças no ambiente corporativo.

 

Direcionamento a resultados

Pessoas que não só buscam os resultados esperados pela companhia, mas também os ultrapassam, é algo bastante valorizado. É que o nível de competitividade das melhores empresas exige esse tipo de atitude. Entregar além do esperado é o que fará um profissional se manter no topo por bastante tempo.

 

Resolução de problemas

As melhores empresas são exigentes na mesma proporção do que oferecem. Isso quer dizer que esperam de seus profissionais a resolução de problemas. Propor soluções de forma ágil e prática, ter senso crítico e saber negociar são algumas das características almejadas.

 

Entre em contato com a Kaptiva  e saiba mais sobre o assunto!

Compartilhe via:

Por Giovanna Silva 12 de fevereiro de 2026
Descubra quando usar microlearning ou macrolearning no LMS e escolha o formato ideal para aumentar o impacto do treinamento corporativo.
Por Giovanna Silva 12 de fevereiro de 2026
Garanta a segurança dos dados e a liberdade do seu conteúdo. Veja as vantagens de usar cursos SCORM para a padronização do treinamento corporativo.
Por Giovanna Silva 10 de fevereiro de 2026
Aprenda como criar trilhas de aprendizagem personalizadas por função e senioridade no LMS para aumentar engajamento e relevância no treinamento corporativo.
Por Giovanna Silva 30 de janeiro de 2026
Elimine a barreira do login e aumente o engajamento. Saiba como integrar seu LMS ao Teams, Slack e sistemas de RH para automatizar a gestão da aprendizagem.
Por Giovanna Silva 29 de janeiro de 2026
Reduza o turnover precoce com um onboarding estratégico no LMS. Saiba como estruturar jornadas de pré-boarding e integração gamificada para novos talentos.
Por Giovanna Silva 29 de janeiro de 2026
Descubra como economizar orçamento atualizando seus cursos antigos. Guia prático sobre auditoria de acervo, repaginação de SCORM e modernização de vídeos no LMS.
Tecnologia e humanização: o papel do LMS no desenvolvimento de líderes e soft skills
Por Giovanna Silva 27 de janeiro de 2026
Vá além do técnico! Descubra como usar o LMS para desenvolver liderança e soft skills através do Blended Learning e gestão de PDI digital.
Como estruturar uma universidade corporativa no LMS: guia estratégico para o T&D em 2026
Por Giovanna Silva 23 de janeiro de 2026
Do conceito à prática: veja os 4 pilares para implementar uma Universidade Corporativa de sucesso no seu LMS e preparar sua equipe para 2026.
Por Giovanna Silva 22 de janeiro de 2026
Descubra como o conteúdo personalizado e o adaptive learning no LMS aumentam o engajamento e resolvem dores específicas do seu treinamento corporativo
ADDIE ou Ágil: qual a melhor metodologia para seu LMS?
Por Giovanna Silva 15 de janeiro de 2026
Segurança ou velocidade? Descubra quando usar a previsibilidade do ADDIE ou a rapidez do Ágil (SAM) na produção de conteúdo para treinamento corporativo.
Share by: