Transformação digital no RH e na empresa

É partindo das transformações que vivemos novas experiências e, principalmente dentro de uma organização, passar por essas inovações acaba gerando resultados em todos os setores. É através dessa era digital que as mudanças acontecem e nos envolve nesse meio tecnológico, mudando comportamentos e gerando aprendizados.

Em uma empresa isso tudo acontece constantemente, pois essa tecnologia acaba sendo uma oportunidade dentro das corporações. Se o mercado muda, precisamos nos adaptar a ele para conseguir acompanhar suas mudanças, e no RH essas transformações vêm ganhando força e sendo implantadas com estratégias.

Mas qual a importância dessa transformação digital no RH da empresa? E os impactos que pode gerar na corporação? Quais os benefícios? Preparamos nesse post o que você realmente precisa saber! Continue a leitura e saiba como a transformação digital pode agregar no RH da sua empresa.

 

Importância do RH

Um departamento responsável pela gestão de pessoas em uma corporação com a missão de assessorar os funcionários, e muitas vezes levando o papel de “quem demite” ou que cuida apenas das documentações trabalhistas – mas o RH não é composto apenas por isso.

Essa área possui um papel muito importante dentro de uma empresa. O RH exerce a função de desenvolver seus colaboradores com estratégias, estimulando o aumento na produtividade e desempenhando a qualidade dos funcionários, cuidando para que aprimorem suas funções.

Tudo isso visando capacitar seus colaboradores, pois são a peça chave de uma empresa para que possa crescer e andar juntos. Viu por que o RH é importante em uma empresa? Sem contar com outras funções a que ele está relacionado.

 

O que é a transformação digital no RH e na empresa?

A transformação digital é a inclusão da tecnologia nos processos do RH e, consequentemente, como o RH é um setor tão significativo dentro de uma empresa, essas mudanças acabam refletindo em toda a corporação.

O RH vai trabalhar para que essa transformação seja efetiva de forma digital, criando e aprimorando processos, deixando-os mais eficientes e eficazes, substituindo processos convencionais e gerando uma nova cultura corporativa para sua empresa.

Mas a tecnologia tem que ser usada de forma inovadora em sua corporação, traçando objetivos claros e estruturando sua equipe para que possam alcançar resultados satisfatórios. Nessa constante mudança, sua corporação precisa se adaptar, mas como transformar o RH da sua empresa de forma digital? Veja a seguir.

 

Um RH digital

Já que tudo passa por um processo, por que não iniciar por ele? Comece simplificando as etapas e transformando a otimização com a tecnologia, aplicando a evolução digital nos processos de pré-seleção para contratação de novos funcionários, um recrutamento mais simplificado, fazendo entender o perfil do seu candidato.

Na integração, no controle de gerenciamento na folha de pagamento, e principalmente trabalhando para um bom desenvolvimento e aprendizado dos colaboradores, instruindo e aplicando a tecnologia nos seus treinamentos e na educação corporativa.

Invista em ferramentas corporativas que vão automatizar as tarefas operacionais otimizando processos, se aproprie da tecnologia e utilize ela a favor da empresa, beneficiando na redução de erros e potencializando seus resultados.

 

Benefícios de uma era digital

E a transformação no RH traz benefícios não apenas nesse setor, mas em toda a corporação, como:

Engajando os colaboradores

Para que o colaborador seja estimulado, a empresa precisa apresentar uma boa educação corporativa oferecendo treinamentos para sua equipe, e com um RH mais digital esse recurso se tornou mais tecnológico, desenvolvendo habilidades e potencializando o conhecimento, refletindo na qualidade de toda empresa.

Qualidade nos processos

A tecnologia vai qualificar e enriquecer seus processos trazendo melhorias, pois com métodos mais digitais os processos são otimizados, beneficiando em qualidade na produção e nos resultados, em prazos menores de execução e gerando um baixo índice de falhas. Assim, o departamento de RH pode focar em novos projetos.

Agilidade com a tecnologia

E como dissemos, a tecnologia vai produzir e resultar em prazos menores, mas vale a pena frisar que estamos em uma era instantânea em que processos são criados para que gere resultados em períodos menores do que os meios tradicionais, mas não deixando a qualidade de lado e sim fazendo com que seja melhorada.

Integração perfeita

Fazer com que a integração de seus funcionários seja eficaz não é uma tarefa tão fácil, pois para que essa adaptação seja construída é necessário inteirar o colaborador aos valores e à cultura da empresa. Com a tecnologia, essa interação pode ser planejada e executada de forma simples através de processos e integrando-o às informações da empresa.

Assertividade na seleção

Graças à tecnologia, os processos de seleção foram inovados, fugindo daquelas imensas filas para entrega de currículo, ou então considerações que hoje foram estudadas e são analisadas pela tecnologia, como uma simples triagem, ou muitas vezes não sendo necessário que o candidato compareça na empresa em todos os processos, disponibilizando que seja avaliado de outro modo sem ser presencial, e até através da Gamificação.

A implantação desse conceito com certeza gera transformação em todos os setores, partindo do RH, e a Kaptiva pode te ajudar!

Quer saber mais sobre o assunto? Fale conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *