Por que considerar o Mobile Learning?

Estamos tão conectados que nem nos damos conta de quantas horas gastamos por dia com um dispositivo móvel, mas você sabia que o Brasil está em terceiro lugar entre os campeões mundiais que possui maior tempo de utilização na internet, sendo 9 horas e 14 minutos por dia ligados nas redes?

Devido ao grande consumo de internet via smartphones essa estimativa vem aumentando, tornando um meio indispensável para aprendizados e sendo uma forma prática de ingerir conhecimento. Essa mobilidade tem gerado força na educação corporativa, trazendo para a rotina do colaborador esse modo de aprendizagem durante seu dia a dia.

Conheça e saiba mais sobre Mobile Learning, uma mobilidade de ensino em que o profissional realiza seus treinamentos por dispositivos móveis e desenvolve aprendizados conforme sua rotina. Continue a leitura e compartilhe essa tecnologia!

 

Mobile Learning

Conforme o mercado vai ficando mais tecnológico, as empresas vão se adaptando ao Mobile Learning (aprendizagem móvel), uma mobilidade de ensino que vem sido aplicada recentemente dentro das corporações, abordando um conceito dinâmico na educação corporativa, permitindo ao colaborador realizar treinamentos e aprender por seu smartphone, hoje uma das principais fontes de informação.

Essa tecnologia nos permite que o colaborador escolha seu ambiente de aprendizagem, possibilitando que ele estude onde se sentir mais confortável.

 

Mas como aplicar o Mobile Learning?

O Mobile Learning pode ser aplicado por dispositivos eletrônicos, além de smartphone, como tablets, laptops e notebooks, criando essa liberdade de movimento para simplificar o aprendizado, agregando no desenvolvimento da sua empresa e de seus colaboradores. Listamos abaixo, 3 meios de aplicar o Mobile Learning:

Videoaulas

Uma das linguagens mais utilizadas é em vídeo, com grande vantagem em formular aulas e treinamentos mais dinâmicos em curto tempo, que podem ser reproduzidos em telas menores e que seja estudado em pequenos intervalos, podendo ser acessados sempre que surgir aquela dúvida durante o dia. Uma forma prática de ensino, ainda mais dentro das empresas.

Aplicativos

São programas criados para uso de treinamentos em dispositivos móveis. As empresas desenvolvem aplicativos facilitando o uso do Mobile Learning, podendo aplicar seu ensino por jogos, conteúdos multimídia, exercícios, teste, e diversos meios de interação com o funcionário para que seu aprendizado seja prático e eficiente.

Gamificação

Com objetivo de concluir o jogo ou etapas, a gamificação é uma forma dinâmica de aplicar um ensino, ainda mais dentro das empresas, pois utiliza jogos para engajar os colaboradores e resolver problemas, construindo conhecimento e gerando mais interatividade com o conteúdo.

 

Benefícios de um Mobile Learning

O modo que é aplicado Mobile Learning acaba proporcionando uma série de fatores que beneficia sua empresa. Pelo método de estudo que se dá através de dispositivos móveis, seu colaborador terá mais acessibilidade e flexibilidade ao realizar seus treinamentos, podendo ser feito e acessado a qualquer tempo e momento, podendo ser revisto sempre que necessário e voltar caso tenha ficado alguma dúvida.

Cria-se uma afetividade que engaja os colaboradores a participar e prender a atenção deles pelo conteúdo. As empresas podem ter acesso ao desempenho de cada funcionário, podendo pontuar quais as maiores dificuldade e trabalhar nelas de acordo com o conteúdo disponibilizado.

Constrói-se um estímulo com o colaborador, permitindo realizar seus treinamentos onde for mais agradável, seja em casa, durante seu trajeto no transporte público, naquela brechinha durante o dia e assim proporcionando um ensino a distância.

Dentre essas vantagens, um ensino corporativo aplicado por Mobile Learning traz mais produtividade no desempenho de seus colaboradores, engajando-os e fazendo com que desenvolvam suas atividades com mais qualidade e estimulando esse envolvimento no aprendizado.

Quer conhecer mais sobre Mobile Learning? A Kaptiva tem profissionais preparados e à disposição. Fale conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *