Logotipo

Artigos e notícias

Por que considerar o Mobile Learning?

Estamos tão conectados que nem nos damos conta de quantas horas gastamos por dia com um dispositivo móvel, mas você sabia que o Brasil está em terceiro lugar entre os campeões mundiais que possui maior tempo de utilização na internet, sendo 9 horas e 14 minutos por dia ligados nas redes?

Devido ao grande consumo de internet via smartphones essa estimativa vem aumentando, tornando um meio indispensável para aprendizados e sendo uma forma prática de ingerir conhecimento. Essa mobilidade tem gerado força na educação corporativa, trazendo para a rotina do colaborador esse modo de aprendizagem durante seu dia a dia.

Conheça e saiba mais sobre Mobile Learning, uma mobilidade de ensino em que o profissional realiza seus treinamentos por dispositivos móveis e desenvolve aprendizados conforme sua rotina. Continue a leitura e compartilhe essa tecnologia!

 

Mobile Learning

Conforme o mercado vai ficando mais tecnológico, as empresas vão se adaptando ao Mobile Learning (aprendizagem móvel), uma mobilidade de ensino que vem sido aplicada recentemente dentro das corporações, abordando um conceito dinâmico na educação corporativa, permitindo ao colaborador realizar treinamentos e aprender por seu smartphone, hoje uma das principais fontes de informação.

Essa tecnologia nos permite que o colaborador escolha seu ambiente de aprendizagem, possibilitando que ele estude onde se sentir mais confortável.

 

Mas como aplicar o Mobile Learning?

O Mobile Learning pode ser aplicado por dispositivos eletrônicos, além de smartphone, como tablets, laptops e notebooks, criando essa liberdade de movimento para simplificar o aprendizado, agregando no desenvolvimento da sua empresa e de seus colaboradores. Listamos abaixo, 3 meios de aplicar o Mobile Learning:

Videoaulas

Uma das linguagens mais utilizadas é em vídeo, com grande vantagem em formular aulas e treinamentos mais dinâmicos em curto tempo, que podem ser reproduzidos em telas menores e que seja estudado em pequenos intervalos, podendo ser acessados sempre que surgir aquela dúvida durante o dia. Uma forma prática de ensino, ainda mais dentro das empresas.

Aplicativos

São programas criados para uso de treinamentos em dispositivos móveis. As empresas desenvolvem aplicativos facilitando o uso do Mobile Learning, podendo aplicar seu ensino por jogos, conteúdos multimídia, exercícios, teste, e diversos meios de interação com o funcionário para que seu aprendizado seja prático e eficiente.

Gamificação

Com objetivo de concluir o jogo ou etapas, a gamificação é uma forma dinâmica de aplicar um ensino, ainda mais dentro das empresas, pois utiliza jogos para engajar os colaboradores e resolver problemas, construindo conhecimento e gerando mais interatividade com o conteúdo.

 

Benefícios de um Mobile Learning

O modo que é aplicado Mobile Learning acaba proporcionando uma série de fatores que beneficia sua empresa. Pelo método de estudo que se dá através de dispositivos móveis, seu colaborador terá mais acessibilidade e flexibilidade ao realizar seus treinamentos, podendo ser feito e acessado a qualquer tempo e momento, podendo ser revisto sempre que necessário e voltar caso tenha ficado alguma dúvida.

Cria-se uma afetividade que engaja os colaboradores a participar e prender a atenção deles pelo conteúdo. As empresas podem ter acesso ao desempenho de cada funcionário, podendo pontuar quais as maiores dificuldade e trabalhar nelas de acordo com o conteúdo disponibilizado.

Constrói-se um estímulo com o colaborador, permitindo realizar seus treinamentos onde for mais agradável, seja em casa, durante seu trajeto no transporte público, naquela brechinha durante o dia e assim proporcionando um ensino a distância.

Dentre essas vantagens, um ensino corporativo aplicado por Mobile Learning traz mais produtividade no desempenho de seus colaboradores, engajando-os e fazendo com que desenvolvam suas atividades com mais qualidade e estimulando esse envolvimento no aprendizado.

Compartilhe via:

Por Giovanna Silva 12 de fevereiro de 2026
Descubra quando usar microlearning ou macrolearning no LMS e escolha o formato ideal para aumentar o impacto do treinamento corporativo.
Por Giovanna Silva 12 de fevereiro de 2026
Garanta a segurança dos dados e a liberdade do seu conteúdo. Veja as vantagens de usar cursos SCORM para a padronização do treinamento corporativo.
Por Giovanna Silva 10 de fevereiro de 2026
Aprenda como criar trilhas de aprendizagem personalizadas por função e senioridade no LMS para aumentar engajamento e relevância no treinamento corporativo.
Por Giovanna Silva 30 de janeiro de 2026
Elimine a barreira do login e aumente o engajamento. Saiba como integrar seu LMS ao Teams, Slack e sistemas de RH para automatizar a gestão da aprendizagem.
Por Giovanna Silva 29 de janeiro de 2026
Reduza o turnover precoce com um onboarding estratégico no LMS. Saiba como estruturar jornadas de pré-boarding e integração gamificada para novos talentos.
Por Giovanna Silva 29 de janeiro de 2026
Descubra como economizar orçamento atualizando seus cursos antigos. Guia prático sobre auditoria de acervo, repaginação de SCORM e modernização de vídeos no LMS.
Tecnologia e humanização: o papel do LMS no desenvolvimento de líderes e soft skills
Por Giovanna Silva 27 de janeiro de 2026
Vá além do técnico! Descubra como usar o LMS para desenvolver liderança e soft skills através do Blended Learning e gestão de PDI digital.
Como estruturar uma universidade corporativa no LMS: guia estratégico para o T&D em 2026
Por Giovanna Silva 23 de janeiro de 2026
Do conceito à prática: veja os 4 pilares para implementar uma Universidade Corporativa de sucesso no seu LMS e preparar sua equipe para 2026.
Por Giovanna Silva 22 de janeiro de 2026
Descubra como o conteúdo personalizado e o adaptive learning no LMS aumentam o engajamento e resolvem dores específicas do seu treinamento corporativo
ADDIE ou Ágil: qual a melhor metodologia para seu LMS?
Por Giovanna Silva 15 de janeiro de 2026
Segurança ou velocidade? Descubra quando usar a previsibilidade do ADDIE ou a rapidez do Ágil (SAM) na produção de conteúdo para treinamento corporativo.
Share by: