Como fortalecer sua empresa para momentos de crise

O crescimento de uma empresa se dá por diversos motivos que são moldados de acordo com seus objetivos, dentre eles, destacamos a importância do desenvolvimento de competências que são trabalhadas na empresa. Os frutos desse processo é o que vai trazer resultados para empresa e para o desenvolvimento dos colaboradores.

Com isso, a empresa precisa definir quais competências ela está disposta a investir. Tanto para os atuais ou para trabalhar no desenvolvimento de novos colaboradores.

Acompanhe esse conteúdo e saiba o que são competências e como desenvolvê-las na sua empresa. Continue a leitura!

O que podemos chamar de competência

Totalmente ligada à capacidade de desenvolver habilidades, muitas vezes a vemos alinhada também com a prática do conhecimento, domínio e até técnica na hora de executar.

Essas competências precisam ser identificadas e trabalhadas por meio do treinamento, desenvolvimento, erros e acertos em sua rotina. Seu principal objetivo é promover o crescimento profissional de cada colaborador.

Por isso, é essencial o treinamento e o desenvolvimento para que funções sejam aprimoradas e desempenhadas de acordo com cargo, setor e equipe. Ou seja, conforme o nível de cada colaborador.

Benefícios em desenvolver as competências

Um dos maiores benefícios em desenvolver as competências é o aumento na produtividade. Pois, os colaboradores estarão mais engajados desenvolvendo suas funções com facilidade e clareza.

Ao qualificar sua equipe por meio da educação corporativa é possível adequar seus colaboradores ao perfil e aos objetivos e metas que a empresa busca alcançar. Realizando esse alinhamento, sua empresa poderá aprofundar-se e descobrir a potencialidade dos seus colaboradores. 

E, estimulando a retenção de talentos beneficiará sua organização mantendo apenas bons profissionais no seu time, impactando na redução de custos da empresa. 

Veja algumas dicas de como realizar esse processo de desenvolvimento de competências:

Avalie seus colaboradores

Para aplicar o conhecimento, primeiramente você precisa identificar e saber qual é a atual situação dos seus colaboradores: quais são as necessidades que sua equipe apresenta? De que forma sua empresa pode trabalhar isso?

Nesse desenvolvimento precisamos descobrir quais habilidades necessitam ser desempenhadas, como por exemplo, se todos os colaboradores apresentam dificuldades em apresentar um bom atendimento, automaticamente sua empresa precisa aplicar qual atendimento ela deseja ter na sua corporação. 

É fundamental entender o perfil de cada colaborador e saber quais habilidades ele apresenta, mas para isso você precisa aplicar uma auto avaliação e identificar em qual estágio ele se encontra. Isso é possível com o uso de plataformas que vão disponibilizar recursos para avaliar, traçar e gerar relatórios simplificados. A partir dai, podemos passar para o próximo passo.

Alinhar domínios de aprendizagem

Com base no que foi descoberto sobre os domínios e níveis que os colaboradores apresentaram, a empresa precisa alinhar esses resultados e realizar um planejamento de quais competências deseja desenvolver em cada colaborador.

Não apenas alinhar quais são as habilidades que precisam ser trabalhadas nos colaboradores mas, como e qual a melhor maneira de desempenhá-las. Seja no treinamento e desenvolvimento ou por meio de cursos, investindo em uma educação corporativa que seja efetiva no processo de desenvolver as competências.

Planeje e descubra de que forma sua empresa consegue alinhar seu objetivo e cultura ao conhecimento dos colaboradores, agregando ao domínio de competências da sua equipe.

Desempenhando as competências

Vamos fazer acontecer, mas primeiro precisamos de um trabalho em equipe. É importante que tudo esteja claro e alinhado para aplicar os treinamentos, então comunique-se! A equipe de RH precisa estar alinhada com gestores e responsáveis, enquanto os colaboradores precisam entender o que será trabalhado, assim terão um desenvolvimento efetivo.

Avaliando o perfil dos colaboradores e estudando estratégias que vão agregar o lado profissional, só resta desenvolver essas competências e alinhá-las diariamente ao domínio da técnica e da prática. 

Aposte em tecnologia

Para melhorar esse processo, a empresa necessita buscar meios para desempenhar as competências dos seus colaboradores, investir em formas que executem o treinamento e desenvolvimento de maneira eficiente.

Para alcançar seus resultados é necessário trabalhar efetivamente a educação corporativa da equipe, criando o compromisso de atualizar-se e melhorar o processo de aprendizagem.

Aposte em uma plataforma especializada para desenvolver as competências da sua equipe, aplicando uma boa gestão através da tecnologia, desenvolvendo essa capacitação e comunicação com toda empresa.

Viu como é simples? Desenvolva as competências na sua organização! Se tiver dúvidas, a Kaptiva pode te ajudar! Fale com um de nossos especialistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *