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4 níveis de avaliação para seu programa de ensino

É essencial que toda metodologia de aprendizado passe por uma avaliação para melhoria do ensino, e com o e-learning não é diferente. Por ser um modo de ensino totalmente online, muitas empresas acabam deixando de lado e não analisando seus principais fatores.

A avaliação e-learning é um dos processos de gestão na educação corporativa que busca entender a opinião dos colaboradores sobre os treinamentos, avaliando a satisfação e aprendizado de todos.

Descobrindo fatores que vão colaborar na gestão da empresa e desenvolver melhores estratégias, pois fica mais fácil elaborar um programa de aprendizagem e-learning quando a empresa sabe quais pontos influenciam no aprendizado e quais podem ser melhorados.

Continue a leitura e confira 4 níveis de avaliação para seu programa de ensino e-learning.

4 níveis para sua empresa avaliar o programa de e-learning

Existem vários modos de avaliação ligadas ao aprendizado da sua empresa, um processo longo em algumas fases, pois para que a empresa consiga determinar um resultado, é demandado tempo entre o pré e a pós avaliação.

Cada uma delas busca saber se seu processo de ensino está sendo favorável para o colaborador e principalmente para a empresa. Confira a seguir!

1 – Reação

Nesse nível, a avaliação e-learning está ligada aos colaboradores qualificarem os conteúdos. Essa análise tem como objetivo saber se os treinamentos alcançaram o esperado e se supriram as necessidades da empresa.

Além de avaliar os conteúdos, é uma ótima forma de saber a opinião dos colaboradores sobre o modelo de treinamento, os instrumentos utilizados, a técnica e o suporte, por meio de:

  • Pesquisas;
  • Entrevistas;
  • Relatórios;
  • Folhas de classificação com smiley;
  • Feedbacks.

Essas medidas vão ajudar sua gestão a determinar como serão os próximos conteúdos e o que será relevante para seus colaboradores. Avaliação envolve também a taxa de rejeição, se for baixa mostra insatisfação nos treinamentos, reduzindo o estímulo de aprendizado e o desempenho dos conteúdos.

É essencial entender como está indo o desenvolvimento dos treinamentos para futuramente melhorar o desempenho dos conteúdos e da ferramenta, buscando uma qualificação de qualidade e evolução nos treinamentos corporativos .

2 – Aprendizado

A avaliação do aprendizado pode ser um pouco mais demorada comparada ao primeiro nível, que foi a reação. Isso porque esse nível é focado em avaliar o aprendizado explorando com mais intensidade os conteúdos, com objetivo de captar: 

  • Qualidade dos conteúdos;
  • Se os conteúdos foram esclarecidos;
  • Satisfação e adaptação da plataforma de ensino EAD;
  • Como os colaboradores estão aplicando seus aprendizados;
  • Qual nível de participação;
  • Se as avaliações condizem com os conteúdos.

Pode ser aplicado em entrevistas, avaliações, e até mesmo em testes antes e após os treinamentos, o que possibilita comparar os resultados.

Os conteúdos nos treinamentos corporativos podem ser aplicados individualmente ou em grupo, tornando-se um aprendizado colaborativo. Assim, é possível avaliar e entender se essa metodologia está colaborando no ensino ou dificultando na aprendizagem de alguns colaboradores.

Esse nível possui o intuito de avaliar e saber em qual nível de aprendizado cada colaborador se encontra e, dessa forma, entender se os treinamentos estão aprimorando a capacidade profissional dos colaboradores e o nível de capacitação.

3 – Comportamento

O modo de avaliação e-learning parte de observar os resultados obtidos com os treinamentos, com principal objetivo de analisar o clima organizacional e as mudanças de comportamento durante a rotina dos colaboradores.

É necessário avaliar o desempenho e saber se os treinamentos estão surtindo efeito nos conhecimentos e nas habilidades ensinadas.

Porém, é necessário tempo para que o colaborador possa aprender e começar a colocar em prática, só assim é possível avaliar esse nível, o que pode levar de 3 a 6 meses após o treinamento, e requer:

  • Análise de observação pelos supervisores;
  • Feedbacks;
  • Pesquisas.

Por essas medidas, é possível saber qual é o comportamento dos seus colaboradores mediante aos treinamentos corporativos, uma das formas mais próximas que sua empresa pode medir os resultados.

4 – Resultado

Agora é hora de quantificar seus resultados, identificar quais ganhos que sua empresa obteve com os treinamentos. Considerando os principais fatores, como tempo de produtividade na rotina dos colaboradores, qualidade dos produtos e retorno do investimento.

Um dos níveis mais difíceis de mensurar é os resultados, mas uma etapa necessária para avaliar a educação corporativa da sua empresa.

Realize a avaliação e-learning na sua empresa e saiba quais foram seus resultados!

Quer saber mais sobre treinamento corporativo? Aproveite para conferir nosso artigo sobre treinamento corporativo: 5 dicas para alinhar à estratégia da organização

 

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