Como evitar o turnover na sua empresa?

A constante mudança no mercado de trabalho tem feito com que a alta rotatividade se torne realidade de muitas empresas brasileiras, segundo pesquisa americana o país tem um turnover que chega a 82%, o dobro na média global. 

Para reduzir os índices, é necessário desenvolver estratégias de treinamento, melhorar a qualidade dos processos seletivos e motivar os funcionários a vestirem a camisa da empresa, mas em um mercado competitivo, como fazer isso? 

Continue lendo para saber mais! 

O que é turnover? 

O turnover é o cálculo que as empresas fazem para mensurar a rotatividade de funcionários, tanto de forma macro, analisando o número de admissões e demissões em toda a organização, ou em um setor específico. 

É normal que as empresas tenham rotatividade de colaboradores, ela pode acontecer por inúmeros fatores, sendo os mais comuns: alta competitividade no mercado, questões pessoais do funcionário, mudança de cidade ou distância, ou ainda, a organização não consegue reter bons talentos. 

Em todos os casos, é preciso saber calcular o turnover e descobrir se ela está acima da média para a sua empresa. 

Como avaliar o turnover? 

De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela Robert Ralph, com mais de 1700 diretores de RH, o indicador global de turnover gira em torno de 38%, enquanto o Brasil registra 82%, os dados foram compartilhados no fim de 2021. 

Para avaliar se a sua empresa está na média global, você pode: 

1 – Calcular o turnover de funcionários desligados: para compreender a situação da empresa, o gestor de recursos humanos pode contabilizar o número total de desligamentos em cada ano e verificar que o total tem se mantido estável ou aumentado. 

2 – Calcular o número de colaboradores que pedem demissão: verificar o número de colaboradores que pediram demissão em cada ano, se possível também conferir quais são os motivos mais frequentes. 

3 – Calcular o turnover de admissão: neste cálculo, o RH vai utilizar a fórmula de notar quantos funcionários foram contratados recentemente, e verificar a quantidade de desligamentos com até seis meses. 

Kaptiva

5 maneiras de evitar o turnover na sua empresa!

A competitividade no mercado tem contribuído para que as empresas tenham um índice de rotatividade cada vez mais alto, por isso, é importante encontrar maneiras de evitar o turnover e reter os talentos que se encontram na organização. 

Processo seletivo

Contratar funcionários qualificados é uma parte fundamental do processo. Para que isso seja possível, a empresa deve ter um processo baseado em conhecer a fundo o candidato e testar suas habilidades.

A seleção deve acontecer de forma rápida, para isso existem ferramentas que avaliam o desafio e filtram os melhores candidatos, otimizando o tempo do gestor e do próprio candidato.

Plano de carreira

Oferecer uma oportunidade de crescimento pode ser a chave para reduzir o turnover. Os funcionários desejam fazer parte das instituições, e vestem melhor a camisa quando sabem que tem possibilidade de crescerem como líderes, supervisores, gestores e afins.

Devolutivas 

O feedback construtivo é fundamental, eles permitem que o colaborador saiba seus pontos fortes e fracos, conseguindo assim solucionar possíveis dificuldades do dia a dia com a ajuda do gestor. 

Essa atitude demonstra que a empresa tem respeito e se interessa pelo desempenho do funcionário. Isso pode reduzir a ansiedade e contribuir para melhores resultados por parte do funcionário. 

Benefícios 

Sem dúvida alguma, oferecer um salário competitivo com o mercado contribui com a motivação diária do funcionário. Entretanto, temos visto que é preciso investir em benefícios que vão além do monetário, hoje em dia, notamos que empresas que possuem parceria com instituições educacionais que oferecem descontos chama a atenção dos funcionários. 

Outro ponto é a flexibilização de horário, premiações que envolvam dias de folga e outros benefícios também fazem parte do pacote.

Treinamento de colaboradores

Por fim, funcionários bem treinados são mais motivados e pensam menos em trocar de emprego. Investir em treinamentos técnicos e comportamentais com objetivo de desenvolver novas habilidades é uma opção vantajosa para a empresa, pois terá uma qualidade melhor nos processos e para o colaborador, que ganhará mais conhecimento. 

Para reduzir o turnover, a empresa precisa mapear o comportamento dos funcionários e entender os motivos que levam a alta rotatividade, se é salário, falta de motivação, treinamento ou ainda problemas pessoais. Com as 5 dicas que comentamos aqui, a sua empresa já tem grandes chances de reduzir a rotatividade. 

Quer saber mais sobre o assunto? Continue acompanhando o nosso blog, aqui você sempre vai encontrar novidades e dicas para a sua empresa!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *