Dia da Mulher: todos!

A gente celebra, no Dia da Mulher, as conquistas dos direitos femininos que ao longo de muitos anos estão sendo construídos, lapidados e revisados. E também refletimos sobre os avanços e desafios que ainda existem em relação à igualdade de gênero

Para falar a potencialidade feminina no ambiente corporativo, destacamos alguns dados relevantes sobre a participação das mulheres em cargos de liderança no mercado de trabalho.

Nos últimos anos, temos observado uma mudança significativa no mercado de trabalho brasileiro, com um aumento na participação das mulheres em cargos de liderança. De acordo com o IBGE, em 2020, as mulheres já representavam 44,5% dos cargos de gerência no Brasil. Esse dado é um reflexo do esforço e da luta das mulheres por igualdade de oportunidades, e mostra que as empresas estão cada vez mais abertas a valorizar a diversidade e a inclusão em seus quadros de equipe.

Apesar disso, ainda há desigualdades entre os gêneros em relação a cargos de liderança mais altos, como a presidência ou direção executiva das empresas. Segundo o IBGE, apenas 16,9% desses cargos eram ocupados por mulheres em 2020. No mundo, o número é ainda mais baixo: apenas 7,4% das CEO ‘s das empresas da Fortune Global 500 eram mulheres em 2020, de acordo com a ONU Mulheres. Isso é muito, muito impactante!

Porém, é importante destacar que a presença das mulheres em cargos de liderança traz benefícios significativos para as empresas, como a diversidade de ideias e perspectivas, a melhora na tomada de decisão e a maior sensibilidade para questões sociais e ambientais. Além disso, as mulheres têm se destacado na oferta de soluções e resultados no ambiente corporativo, com uma abordagem mais colaborativa e orientada para o desenvolvimento humano.

É fundamental que as empresas se comprometam a promover a igualdade de gênero em todos os níveis hierárquicos, criando oportunidades e reconhecendo o potencial das mulheres no ambiente corporativo.

Neste Dia da Mulher, devemos celebrar as conquistas e refletir sobre o que estamos construindo para o futuro feminino no mundo corporativo e o que ainda precisamos enfrentar para alcançar a igualdade de gênero. É fundamental valorizar a potencialidade feminina, reconhecendo a importância da diversidade e da inclusão para a construção de empresas mais inovadoras, éticas e sustentáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *