Artigos e notícias
Como escolher o melhor LMS para o seu negócio
Se sua empresa está considerando revigorar seus investimentos em treinamento corporativo certamente está para enfrentar um dos maiores desafios desta área: a escolha de uma plataforma LMS. Escolher um sistema de gerenciamento da aprendizagem que ofereça os recursos desejados, não estoure o orçamento do seu projeto e também seja alinhado às necessidades de sua equipe de desenvolvimento certamente é uma tarefa muito desafiadora.
A escolha de um LMS vai muito além da análise de especificações puramente técnicas. Na verdade, é um processo longo e delicado que exige um planejamento detalhado de seus objetivos educacionais e um amplo conhecimento das questões pedagógicas relacionadas à forma e ao conteúdo de seu treinamento.
Para auxiliar os gestores e empresas que estão vivenciando este desafio, preparamos um checklist simples e objetivo com os 05 principais pontos de consideração na hora de escolher o melhor LMS para sua operação.
Preparados? Então vamos conferir!
Determine seus objetivos, necessidades e expectativas
Quais são seus principais objetivos estratégicos?
Antes de começar a olhar para todas as opções de LMS disponíveis no mercado sua empresa precisa ter uma ideia clara de quais objetivos de aprendizagem pretende alcançar, quais são as necessidades de suas equipes, bem como suas próprias expectativas sobre o produto. É vital estabelecer um desenho claro do caminho que será trilhado até lá: que tipo de aprendizagem você precisa entregar? Quando, onde e como esse aprendizado se dará? Esta estratégia fará uso de novas tecnologias? Se sim, quais? Tenha sempre em mente o que deseja alcançar através do seu projeto e-learning e organize sua pesquisa de acordo.
Defina as ferramentas de gestão necessárias
Quais dados e indicadores sua empresa espera obter dos treinamentos realizados através do LMS?
Peça ao fornecedor explicações e exemplos detalhados e precisos sobre todas as funcionalidades já previstas no sistema e desenhe com seus gestores exatamente o que será necessário para realizar a gestão adequada do treinamento, garantindo junto ao fornecedor do LMS se é ou não possível realizar customizações, quanto elas custariam e quanto tempo levariam para serem disponibilizadas, por exemplo.
Exija flexibilidade
O universo EAD permite inúmeras construções, de acordo com as mais diversas estratégias. É fundamental conhecer seus profissionais e discutir abertamente quais estilos de treinamento atendem melhor ao seu público alvo: um treinamento online e absolutamente on demand? Ou a figura física de um instrutor será necessária? Ou, quem sabe, um pouco dos dois? Mas tão importante quanto esta definição é estabelecer se o LMS consegue entregar a flexibilidade necessária tanto para eventuais e naturais mudanças de estratégia, quanto para a adaptação de conteúdos nos mais diversos formatos (textos, vídeos, imagens), meios (redes sociais, integrações entre sistemas diferentes) e dispositivos (notebooks, smartphones, tablets), por exemplo.
Avalie a capacidade técnica do LMS
Por trás da interface simples e amigável de um LMS reside um sistema complexo e intricado, que permite a criação e o desenvolvimento de conteúdos, que garante a precisão e o gerenciamento de diversas publicações, o acesso e tráfego dos alunos, realiza as atualizações necessárias e sustenta todo o e-learning de sua empresa – é vital que a empresa responsável pela plataforma tenha capacidade técnica de não apenas sustentar estas operações, mas também fornecer um suporte técnico rápido e de qualidade, essencial para uma parceria duradoura.
Envolva sua equipe no processo de conhecimento
Peça por uma demonstração para determinar se os recursos e funções disponíveis estão alinhados ou não com suas necessidades de aprendizado e desenvolvimento e se a proposta oferecida pelo LMS está de acordo com suas expectativas. Convide suas equipes a participar deste processo, pois uma troca de ideias pode ser muito útil e interessante no aprimoramento do projeto, antes mesmo de sua implantação. Um período de teste representa uma chance para sua empresa conhecer mais a fundo o sistema e todas as suas limitações e vantagens. Estas informações são vitais para a definição de sua escolha.
Manter estas dicas em mente pode ajudar sua empresa a evitar tentativas e erros que podem custar caro para sua operação – como em qualquer grande decisão estratégica, para escolher o melhor LMS para seu negócio será preciso um pouco de pesquisa, diversas avaliações e muitas informações – mas acredite, estes 05 passos simples ajudarão você a encontrar o learning management system que fará de seu treinamento uma experiência de aprendizagem totalmente nova para suas equipes!
Equipe Kaptiva
Compartilhe via:











