Saiba como a transformação digital na China irá moldar os próximos campeões globais

Evidências não faltam para comprovar a grandiosidade da China no contexto mundial. No entanto, muita coisa ainda está por vir: essa potência também tem se destacado nos últimos anos por ser a líder global em investimentos em inovação e nas mais modernas tecnologias.O maior país da Ásia Oriental. O mais populoso do mundo, com mais de 1 bilhão e 400 milhões de habitantes. A segunda maior economia mundial e o primeiro lugar no ranking de exportações. Evidências não faltam para comprovar a grandiosidade da China no contexto mundial. No entanto, muita coisa ainda está por vir: essa potência também tem se destacado nos últimos anos por ser a líder global em investimentos em inovação e nas mais modernas tecnologias.

Para se ter ideia, a China é a primeira em economia digital focada no consumidor, com mais de 700 milhões de pessoas conectadas e 52% de alcance da internet – dados que representam o maior número de usuários on-line do planeta. Atualmente, 168 milhões de pessoas que vivem no país asiático já utilizam conexões 5G em seu dia a dia, tecnologia que está disponível em 13 cidades locais.

Esses são apenas alguns exemplos dos efeitos que a transformação digital está originando no país, um movimento que vem sendo capitaneado pelo governo, por meio de um plano de apoio à inovação que conta com uma política proativa em relação ao setor digital. Conhecido como “Made in China 2025”, está facilitando o fluxo de bilhões de dólares para transformar o país em uma potência industrial tecnológica.

Se o plano está dando certo? Tire suas próprias conclusões: o país responde por 42% do comércio eletrônico global, tem um terço das startups de tecnologia de maior sucesso no mundo e realiza 11 vezes mais pagamentos móveis por ano do que os Estados Unidos.

Segundo o relatório “Inteligência Artificial: implicações para a China”, produzido pela McKinsey, estima-se que a tecnologia de inteligência artificial que vem sendo investida no país possa adicionar de 0,8 a 1,4 ponto percentual ao crescimento anual do PIB (Produto Interno Bruto) chinês.

 

Inspiração para empresas inovadoras

 A China é um dos mercados mais vibrantes em tecnologia. Empresas como Alibaba, Baidu, We Chat, Xiaomi, Didi Chuxing, entre outras, estão prosperando e colhendo resultados excepcionais ao inovar em tecnologia, produtos, serviços, inteligência artificial e digital payment.

A gigante Alibaba, por exemplo, que compreende um grupo de empresas cujos negócios são baseados em e-commerce e incluem sites de B2B, vendas no varejo e pagamentos on-line, vendeu em um dia o equivalente a 30 bilhões de dólares. E, de acordo com uma pesquisa realizada pela Cisco, 89% dos entrevistados chineses disseram usar aplicativos de compras independentes em um smartphone pelo menos uma vez por semana. Nos Estados Unidos, somente 34% dos entrevistados relataram praticar esse tipo de compra com essa frequência.

Entretanto, tais resultados animadores não são frutos apenas da transformação digital. Eles são conquistados depois de muito trabalho árduo, literalmente: os chineses utilizam a jornada de trabalho “996”, que significa trabalhar 12 horas por dia, das 9h às 21h, em seis dias da semana. As longas jornadas de trabalho não são uma novidade na China, mas recentemente vêm sendo alvo de críticas de grande parte dos trabalhadores.

Independentemente dessa cultura, as companhias chinesas podem servir como referência para quem quer inovar e aperfeiçoar seu modelo de negócio a partir da tecnologia. Confira algumas inspirações:

  • Tecnologia de ponta combinada com o uso de dados precisos e assertivos são fatores essenciais para a estratégia de qualquer empresa que quer prosperar e fazer entregas personalizadas, integrando a experiência do consumidor, customizando produtos e serviços.
  • Seja competitivo, seja o primeiro e seja rápido para dominar o seu mercado de atuação. Execução é poder e resulta em mais tentativas e erros, assim como ciclos rápidos de produto. Mas, se o risco é grande, o potencial de sucesso é ainda maior.
  • Já dissemos que o crescimento e os resultados das companhias chinesas são enormes. Mas, diferentemente de empresas tradicionais, que fazem balanços anuais para as projeções do próximo ano, na China não se leva em conta o crescimento anterior, já que as oportunidades são ótimas. Seja ousado para conquistar em curto prazo resultados realmente expressivos.
  • Use a tecnologia para conectar pessoas, organizações e recursos e construir um ecossistema interativo. Dessa maneira, empresas podem ter à disposição uma quantidade de dados capaz de trazer valor para consumidores e provedores em tempo real.

 

Quer saber mais? Entre em contato com a Kaptiva!

 

 Irandy Marcos Cruz
   CEO da Kaptiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *