Por que contar com um assistente virtual em seus treinamentos online

Há pouco anos, quando se pensava na interação entre pessoas e computadores, achávamos fazer parte de roteiro de filme de ficção científica. A Siri, da Apple, e a Cortana, da Microsoft, para citar as mais populares, chegaram para quebrar esse paradigma.

A revolução é tamanha que, segundo o Gartner, em 2020 nós praticamente não teremos mais aplicativos: tudo funcionará por meio de chatbots com inteligência artificial.

Os treinamentos corporativos online também foram impactados com essas novas tecnologias. O uso da IA e de algoritmos que ajudam na interação com os alunos, adaptam conteúdos e, ainda, agilizam a absorção do conhecimento, chegaram para auxiliar os profissionais de T&D.

E tudo isso tem nome: assistente virtual. Continue a leitura do artigo e entenda como funciona mais esse recurso do e-learning.

O que é um assistente virtual de treinamento online

Geralmente adotados em plataformas LMS – sistema de gestão de aprendizagem -, o assistente virtual é, em sua interpretação mais simples, um chatbot. Ele é projetado, por meio da inteligência artificial, a direcionar ações que melhorem a experiência do aluno e, ao mesmo, tempo, estimulem a produtividade e absorção do conteúdo.

São como agentes de suporte inteligentes para diversas situações: personalizar conteúdos, tirar dúvidas pontuais, estimular o acompanhamento do curso como um todo, aplicar testes e avaliar desempenho.

Benefícios de ter um assistente virtual na sua plataforma

Eles não tiram férias, não se cansam e entendem exatamente o que cada um dos seus alunos precisa. Na verdade, esses bots não irão substituir nenhum trabalho humano (ao menos por enquanto), mas sim colaborar para a aplicação de um curso com mais aderência para as necessidades dos profissionais e das empresas.

Personalização da aprendizagem

A maioria dos treinamentos são pensados pelo time de T&D, e os funcionários devem seguir uma trilha linear. Só que o assistente virtual tem a capacidade de mudar esse cenário.

Por meio das interações ao longo do tempo – quanto mais informações, mais o assistente também aprende -, o aluno vai receber indicações de qual é o melhor caminho a seguir, de acordo com suas preferências e métodos de ensino e até mesmo com base nos resultados de avaliações passadas.

É a tecnologia em benefício da autonomia dos colaboradores. Esse direcionamento das necessidades individuais os engajarão, cada vez mais, no acompanhamento integral dos treinamentos.

Suporte 24h

Sabemos que a natureza dos treinamentos online vem mudando ao longo do tempo. Com a vinda dos smartphones, as modalidades de microlearning e mobile learning vieram para ficar. Isso impacta na forma como o aluno consome conteúdo, podendo fazer isso a qualquer hora, de qualquer lugar.

Os bots oferecem suporte sem precisar da interação humana e estão disponíveis a qualquer momento do dia ou da noite. Eles são capazes de resolver problemas comuns, antes requisitados para profissionais de TI ou tutores.

Coleta de feedbacks

As interações entre aluno e bot não servem somente para a experiência dentro da plataforma LMS. Ao levantar as informações dessas conversas e solicitações, o gestor de T&D tem em mãos dados valiosos.

Dessa maneira, consegue enxergar quais alunos precisam de mais suporte ou estímulo para concluir um curso, por exemplo.

Viu como investir em um assistente virtual traz vantagens? As aplicações de chatbots e inteligência artificial em treinamentos corporativos é, sem dúvidas, a grande revolução em gestão de pessoas para os próximos anos.

Se quer saber quais tecnologias e ferramentas a sua empresa pode usar em um projeto de educação corporativa, entre em contato com um de nossos especialistas e descubra tudo o que a Kaptiva pode fazer por você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *