Curva do Esquecimento: saiba o que é e como driblá-la

Um dos maiores pesadelos de quem trabalha com treinamento e desenvolvimento é a retenção do conhecimento por parte dos colaboradores.

Existe alto investimento das empresas no desenvolvimento de habilidades e competências, que nem sempre se refletem no dia a dia da forma que os gestores almejam.

O aprimoramento do capital intelectual de uma organização depende de muitos fatores, como a capacidade de absorção de conteúdo, de um indivíduo, de uma equipe, da própria companhia ou até mesmo dos fornecedores contratados para auxiliar nesse objetivo.

De qualquer maneira, o fato é que reter conhecimento é, sim, algo bem desafiador. Boa parte desse déficit pode ser justificada pela chamada Curva do Esquecimento, inerente a mim, a você e a qualquer pessoa que você vá treinar ou esteja treinando neste exato momento!

Quer saber mais sobre essa teoria e como compreendê-la vai ajudar você a melhorar suas aulas? Contamos tudo para você na sequência deste artigo.

 

O que é a Curva de Esquecimento

Talvez você já tenha ouvido falar nesse termo, mas não tenha dado a devida relevância. Ou, caso ainda não saiba o que é a Curva de Esquecimento, explicaremos agora.

O ano era 1885, quando o psicólogo Alemão Herman Ebbinghaus iniciou estudos para testar a capacidade humana de armazenar integralmente informações recém-adquiridas no cérebro. Sua ideia foi mensurar os efeitos do tempo sobre a memória das pessoas.

Para tal, fez testes nele próprio. Ele memorizou uma série de listas de sílabas aleatórias, sem nenhuma conexão óbvia entre elas, para entender até quanto tempo se fixavam em sua mente. Foi daí que surgiu a Curva de Esquecimento.

O psicólogo percebeu, após diversas amostras, que após um dia de memorização, o conhecimento retido se limitou a 50% do total. Já no segundo dia, a 30%. Avaliando período a período, construiu um gráfico que mensura essa relação entre tempo e retenção do conhecimento.

Ou seja, ele comprovou que, independentemente do tipo de informação que adquirimos, o cérebro tende a levar ao esquecimento.

Claro, existem diversos outros fatores que influenciam na retenção do conhecimento ou falta dela, porém, para combater a Curva de Esquecimento, existe uma técnica simples e que vai ajudar bastante nos seus treinamentos: o uso recorrente de revisões de conteúdo.

As revisões, se usadas com inteligência nas trilhas de conhecimento, vão ajudar seus alunos a assimilarem muito mais conteúdo, trazendo aplicação prática e direcionada no curto, médio e longo prazo.

 

Revisão: aliada para driblar a Curva de Ebbinghaus

Apropriar-se das revisões dentro do processo de aulas vai potencializar a absorção do conhecimento, pode acreditar nisso. A sugestão aqui é você trabalhar com quatro estágios de revisão, explicados a seguir:

Imediatamente

Após o término de uma aula, reserve 10% do período para a revisão do material. Faça um compilado dos principais pontos. Por exemplo, se o conteúdo demora cerca de 60 minutos para ser concluído, reserve cinco ou seis para rever tudo o que foi transmitido.

24 horas depois

Vai começar uma nova aula no dia seguinte? Não deixe de revisar aquilo que foi aplicado na data anterior. Tome 10 minutos para revisitar o conteúdo.

É que, se formos seguir o raciocínio da Curva de Esquecimento, tanto os minutos seguintes como as primeiras 24 horas são fundamentais para inserir, de forma consistente, uma informação no cérebro.

Sete dias depois

Segundo a teoria do psicólogo Ebbinghaus, qualquer conteúdo, se não revisitado no período de uma semana, ficará retido em apenas cerca de 10% a 20%. Agora, imagina todo aquele seu esforço de criar um treinamento caindo por terra?!

Para evitar que as aulas caiam no esquecimento, aplique de forma bem dinâmica tudo o que foi passada na semana anterior. A finalidade aqui é forçar o cérebro a resgatar aquelas memórias. Pouco mais de cinco minutos é o suficiente para reter, de acordo com a teoria, cerca de 90% do que foi transmitido.

Trinta dias depois

 Pode parecer exagero, mas acredite, é necessário revisar o treinamento um mês após sua aplicação. Nessa etapa, o objetivo é dar cadência à revisão e manter vivo o conteúdo já fixado.

 

O esquecimento, assim como tempo, não para! Por isso, faça revisões regulares em apoio aos treinamentos de seus profissionais e equipes.

 

Se quiser saber como a Kaptiva pode te ajudar, entre em contato conosco!

1 comment

  1. Jean

    Que bacana esse método.. Ele se aproxima muito do que já aplicamos em nossa empresa, faltando apenas a revisão em 7 dias… Após os 30 é uma questão de agenda… Gostei muito do conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *